Aconteceu na cidade de Bagé, entre os dias 1° e 3 de dezembro o encontro fraterno dos Bispos das 18 Arqui/dioceses do Rio Grande do Sul.
É a primeira vez que a cidade acolhe o episcopado do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro acontece no Instituto Diocesano São José. A programação incluiu momentos de oração, partilha da realidade das dioceses, análises pastorais e celebrações eucarísticas.
Antes da celebração da Missa na Catedral São Sebastião, ocorreu a coletiva de imprensa, que teve a participação de Dom Jaime Spengler, Cardeal e Arcebispo de Porto Alegre;
Dom Cleonir Paulo Dalbosco, Bispo da Diocese de Bagé e Vice-Presidente da CNBB Sul 3;
Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria e Presidente da CNBB Sul 3;
Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, Bispo de Montenegro e Secretário da CNBB Sul 3;
Pe. Rogério Alencar Ferraz de Andrade, Secretário Executivo da CNBB Sul 3.
Durante o encontro com os jornalistas, os bispos abordaram temas centrais para a caminhada pastoral da Igreja no Rio Grande do Sul. Entre os assuntos citados, destacaram-se:
As diretrizes da CNBB Sul 3 para 2026, que buscam fortalecer a ação evangelizadora, a formação das comunidades e o compromisso social da Igreja;
A experiência do Ano Jubilar, marcada por celebrações, peregrinações e renovação espiritual das dioceses gaúchas;
Os desafios e alegrias da Igreja no estado, especialmente à luz do atual cenário social, econômico e religioso;
A importância do Encontro Fraterno dos Bispos, que em Bagé reforça a unidade, a convivência e a partilha entre os pastores das 18 dioceses do Rio Grande do Sul;
A reflexão sobre a Exortação Apostólica Dilexi Te, do Papa Leão XIII, que inspira a Igreja a aprofundar o amor e o cuidado para com os pobres;
A urgência da crise climática e o compromisso das dioceses com o cuidado da Casa Comum, em sintonia com o magistério do Papa Francisco.
Os bispos ressaltaram que o Encontro Fraterno, é um momento privilegiado de oração, escuta e planejamento conjunto, fortalecendo a missão evangelizadora em todas as comunidades do estado.
Após então aconteceu, às 19h, onde o cardeal, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, celebrou a missa na Catedral São Sebastião. A celebração contou com a presença dos bispos do Rio Grande do Sul e aberta à comunidade.
O Regional Sul 3 é a representação da CNBB no Rio Grande do Sul e é composto por 18 bispos e arcebispos.