Cúria Diocesana

A Cúria Diocesana é o conjunto de organismos e pessoas que auxiliam o Bispo Diocesano no governo da Igreja (cf. cân. 469). Também para o exercício das obras de Apostolado. Tem caráter pastoral, administrativo e judicial - ela presta ajuda ao Bispo Diocesano no seu trabalho pastoral, cuidando da disciplina (justiça) e da praxe (governo) da Diocese. Podemos falar, portanto, em relação aos organismos pastorais, de justiça e de administração contábil e econômica (cân. 469). O âmbito das finalidades da cúria é tão vasto, que além dos organismos previsto nos cânon. 469-494 (Vigário Geral, Vigário Episcopal, Chanceler, Notários, Arquivistas, Conselho Econômico, Ecônomo – Equipe Econômica) o Conselho Presbiteral, o Colégio de Consultores, o Cabido, o Conselho Pastoral, a Câmara Eclesiástica... A Cúria é muito mais ampla e complexa que a Mitra Diocesana. A Mitra é a razão social da Diocese. Como toda a parte econômica deve estar adequada à legislação civil, podemos então dizer que a Mitra Diocesana nasce do Conselho Econômico e do Ecônomo (e Equipe Econômica); porque, de fato, a Mitra se ocupa da administração econômica e financeira da Cúria Diocesana e, por conseguinte, da Diocese. Fazem parte da Cúria Diocesana: Vigário Geral, Vigários Episcopais, Chanceler (notários e arquivistas), Conselho de Assuntos Econômicos, Ecônomo (e Equipe Econômica), ofícios relacionados à administração, ofícios relacionados à justiça e ofícios relacionados à pastoral. Toda a Cúria Diocesana é coordenada por um Moderador.

Moderador da Cúria

Todos os atos da cúria (sejam da seção pastoral, da seção judicial ou da seção administrativa) devem ser informados ao Moderador da Cúria, que é o seu coordenador. Portanto, este coordena tudo o que se refere aos serviços da parte de governo da Cúria e se esforça para que os demais membros da Cúria desempenhem convenientemente o ofício que lhes foi confiado (cf. cân. 473, §2). Está submetido diretamente ao Bispo Diocesano. Em nossa Diocese:

Moderador da Cúria: Côn. Carlos Alberto Pereira da Silva.

Secretaria do Bispado e da Cúria: Maria Helena Binotto: E-mail:secretariafw@diocesefw.com.br

Horário de funcionamento: de Segunda a Sextas-feiras das 8 as 12 horas e 13h e 30 min as 18 horas.

Telefones: (55) 3744-3782 e 3744-2789

Bispo Diocesano: Dom Antonio Carlos Rossi Keller

Vigário Geral: Mons. Luiz Dalla Costa

Colégio de Consultores: Mons. Luiz Dalla Costa Mons. José Dalla Costa. Mons. Leonir Agostinho Fainello, Côn. Carlos Alberto Pereira Da Silva Pe. Nelcir Chies e  Pe. Evandro Lazzarretti