168 ANOS DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO PALMEIRA DAS MISSÕES

08/07/2025 às 13:00h

A comunidade da Paróquia Santo Antônio, com alegria agradece a Deus pelos 168 da criação da Paróquia, com o nome de Freguesia de Santo Antônio da Palmeira. Para maior conhecimento, conversamos com o Pároco padre Nilo Moura de Melo que passou informações importantes, que as vezes, são desconhecidas ou esquecidas. No dia 14 de janeiro 1857, a Lei Provincial nº 335 criou a Freguesia de Santo Antônio da Palmeira, na localidade denominada Vilinha.  Isso constitui-se num marco na região do Alto Uruguai. A recém criada paróquia foi desmembrada da paróquia Divino Espírito Santo de Cruz Alta, na época, pertencente a diocese de Porto Alegre, chamada Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, em sete de maio de 1848. Foi a primeira paróquia da região do Alto Uruguai. Na época o Brasil era governado por D. Pedro II, portanto, vigorava o sistema de padroado, onde os clérigos eram funcionários do estado. E sua atuação era determinada pelo poder público.

O primeiro pároco foi o Pe. Domingos José Lopes (1860 – 1861), de nacionalidade portuguesa. Ao longo dos seus 168 anos, a paróquia teve 25 párocos. Destes, os últimos 17 foram da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales que, no dia 8 de dezembro de 1935, foram convidados a assumirem essa paróquia e, neste ano de 2025 celebram 90 anos de presença e evangelização nesta paróquia.

Atualmente a paróquia é formada por 34 comunidades e mais de 40 pastorais, distribuídas entres os municípios de Palmeira das Missões e São Pedro das Missões. O pároco é o Pe. Nildo Moura de Melo OSFS (desde 22 de novembro de 2019) e os vigários paroquiais são os padres Yves Elisma OSFS e Hérold Xavier OSFS.

No ano passado, a igreja matriz celebrou 150 anos da sua pedra fundamental e a primeira capelinha do nosso território paroquial, a capela Nossa Senhora do Rosário que completou 200 anos.

O Pároco padre Nildo com carinho diz: Parabéns, Paróquia Santo Antônio! Deus seja bendito pelos 168 anos de criação!

Fonte: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno – PASCOM
Fotos