SÃO FRANCISCO XAVIER, PADROEIRO DAS MISSÕES

03/12/2025 às 17:20h

Caros leitores, como sabemos, a Igreja em sua essência é missionária, por isso quero lhes contar a história do patrono das missões, aquele que espalhou e fez germinar a semente do Evangelho de Cristo: São Francisco Xavier, este que, no auge de sua santidade, fundou várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”.

Francisco Xavier, filho de família nobre, nasceu no castelo de Xavier, em Navarra (norte da Espanha), no dia 7 de Abril de 1506. Seu pai era presidente do Conselho Real de Navarra.

Aos 18 anos, foi à Paris afim de dedicar-se aos estudos universitários, no Colégio de Santa Bárbara onde conheceu Santo Inácio de Loyola. Junto de Santo Inácio, Francisco Xavier foi cofundador da Companhia de Jesus.

Já padre, foi designado a ir em missão ao Oriente, nas Índias.

No estado de Goa teve como casa um hospital da cidade onde conviveu com pessoas gravemente doentes.

Pode-se dizer que, talvez, depois de São Paulo, São Francisco Xavier foi o missionário que mais converteu e batizou pessoas em toda a história do cristianismo. Ele mesmo diz que eram tantas as conversões que seu braço se cansou de tanto batizar as pessoas. Hoje, o braço de São Francisco se encontra na Igreja do Gesú, em Roma.

Porém, nem tudo foram glórias, muitos dos convertidos do Oriente acabavam encontrando o contra testemunho de muitos cristãos portugueses que não seguiam os princípios e virtudes cristãs. Eles então se adaptaram também ao comodismo, vivendo o cristianismo com suas antigas religiões, tendo seus deuses escondidos.

Isso nos leva a uma séria reflexão: e nós? Será que não temos nossos deuses escondidos? Será que nos convertemos verdadeiramente, ou estamos vivendo em um “comodismo cristão”, dando exemplo de contra testemunho?

São Francisco Xavier, incansável, começou a catequizar as crianças. Passava nas ruas tocando um sininho, chamando os pequeninos para a Igreja, e lá ensinava a Doutrina Católica por meio de versos cantados.

Entre os anos de 1545 e 1547, Francisco avançou para outras regiões. Malaca, as Ilhas de Moro, Japão e China sem se preocupar com as perseguições, por confiava em Deus.

São Francisco Xavier, foi para a glória no dia 3 de dezembro de 1552. Dois anos após sua morte, seu corpo íntegro foi transladado para a Igreja de Bom Jesus, em Goa na Índia, onde pode ser venerado.

Esse grande santo entrou no Céu aos 46 anos e percorreu grandes distâncias para propagar o Evangelho. Sua missão foi grandiosa, tanto que, se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três voltas na Terra.

São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se o Patrono Universal das missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus em 1927.

“Senhor, eu vos amo, não porque me podeis dar o céu ou me condenar ao inferno, mas porque sois meus Deus! Amo-Vos porque Vós sois Vós!” (São Francisco Xavier).

Fonte: Gabriela Souza Toledo, PASCOM do Setor de Ação Missionária da Diocese de Frederico Westphalen/RS.
Fotos