O mundo está em crise de vocações sacerdotais. O Brasil percebe que pouco jovens ainda pretendem entrar no Seminário. Muitos Bispos estão fechando as casas de preparação de jovens para o sacerdócio por absoluta falta de candidatos. No entanto, no entanto, a Diocese de Frederico Westphalen vai na contramão da História. O Bispo Dom Antônio Carlos Rossi Keller esfrega as mãos de satisfação. Todos os anos, ele está ordenando um sacerdote. E neste Ano da Graça de 2.025 estará ordenando quatro padres. Não sei o mérito é dele, do Clero, das famílias, do povo. Mas a verdade é esta.
- Pe. Douglas Dalla Nora, LCh com o lema “Manete in me, et ergo in vobis” (Jo 15,4) = Permanecei em Mim e eu estarei com vocês.
- Pe. Douglas Rodrigues Beilfuss, com o lema = “Instaurare omnia in Christo” (Pio X) = Restaurar tudo em Cristo.
- Pe. Cristian Andrés Alfonso Ferreira, com o lema “Calicem salutaris accipiam” (Sl 115,4) = Beberei o cálice da salvação.
- Pe. Eduardo de Brito, com o lema “Gustate et videte quoniam suavis est Dominus” (Sl 33,9) = Saboreai e vede quão suave é o Senhor.
O Bispo já respira aliviado com mais esta surpreendente leva de Ministros. Pode-se dizer que os padres são os braços do Bispo, a continuação do seu agir. E nem vamos nos delongar sobre a importância de um sacerdote na Comunidade. Basta lembrar a célebre frase do Cura d’Ars: “Deixai uma paróquia dez anos, sem padres e adorarão os animais”. E lamentavelmente temos de constatar que, nos últimos tempos, o povo deixando a Religião de lado, começou a idolatrar cães e gatos, a tal extremo de denominá-los ‘filhos’.
São Francisco de Assis escreveu: “Se eu encontrar na rua um padre e a Santíssima Virgem Maria, saudarei primeiro o padre. Porque Maria gerou o Filho Cristo uma vez, ao passo que o padre gera o Cristo todos os dias, ao celebrar na missa sobre o altar, o Mistério da Consagração, transformando o pão no Corpo de Cristo.
São João Maria Batista Vianney, o patrono dos sacerdotes, afirmava: “Se eu abrisse a porta do inferno e gritasse para os condenados ‘Está aqui fora um padre, se alguém quiser se confessar’ – o inferno ficaria vazio”. Porque não existe maior paz para o ser humano, do que ouvir as palavras ‘Teus pecados, tuas culpas, tuas vergonhas são apagadas, tudo está perdoado’. E o padre possui a Sacra Potestas, o poder sagrado de extinguir a podridão no ser humano e restituir-lhe a paz e a tranquilidade. É só observar o rosto otimista do cristão, ao sair do confessionário.
Sem padres teria cessado a obra da Salvação. Napoleão Bonaparte se inclinava e beijava as mãos do sacerdote que lhe dera na infância a 1ª Comunhão. A Bíblia cravou: “Nolite tangere christos meos” (1CR 16,22)= Não ouseis tocar nos meus ungidos (Não só agredir, mas também não ouseis falar mal...) Existem milhares de padres santos e ninguém os menciona. Basta um cair em desgraça, e imediatamente o mundo fica sabendo!!!