200 ANOS DA CAPELA NOSSA SENHORA ROSÁRIO
Palmeira das Missões

02/10/2023 às 17:27h

A Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões tem vários motivos para celebrar o mês de outubro, e os fiéis são convidados, no dia 08, a celebrar e participar da missa de abertura das comemorações alusivas aos 200 anos da Capela Nossa Senhora do Rosário. Ano que recorda o bicentenário da presença católica em toda a nossa grande região.

Os coordenadores da Capela N. S. do Rosário e comunidade estão desenvolvendo diversas atividades visando envolver os fiéis e registrar, com beleza, obras (reforma da capela, arquitetura original) e orações para o importante e significativo evento que registra 200 anos de evangelização, fé, espiritualidade, conforto, esperança, sacramentos, serviços e acolhimentos.

Lembramos que no mês de outubro somos convidados a celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil (12/10), Nossa Senhora do Rosário (07/10), mês do Santo Rosário, Mês Missionário - cujo tema em 2023, é: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”.

Conforme relatos históricos a cidade de Palmeira das Missões teve sua origem em torno da atual Praça Paulo Ardengui que, no início do povoamento, chamava-se Praça da Santa Cruz e, posteriormente, Praça da Bandeira. O Pároco Padre Nildo Moura de Melo, passou para nós as seguintes informações:

“De acordo com Mozart Pereira Soares, em 1824, “na face norte foi levantada uma capelinha de madeira (Nossa Senhora do Rosário) ao lado da qual se erguia um cruzeiro. A exemplo do que foi construído antes em Cruz Alta, fato que, como se sabe, terminou por dar nome a ‘Princesa da Serra’” (SOARES, 1974, p. 124).

A referida comunidade ficou sendo chamada de vilinha até a década de 1850, quando se deu o início da povoação na Vila Nova, em torno da residência do Major Antônio Novais Coutinho, com o surgimento da Vila Nova e a construção da Igreja Matriz, e louvor a Santo Antônio. O pouco de religiosidade e crença que esses primeiros moradores tinham, advinha do aprendizado de seus antecedentes junto aos habitantes ou remanescentes dos Sete Povos das Missões, que em tempos passados haviam sido catequisados por Jesuítas, visto que estes tinham um forte comércio de erva-mate com os habitantes da Vilinha. O nome da Padroeira Nossa Senhora do Rosário prende-se ao fato de a comunidade reunir-se frequentemente na igrejinha para rezar o rosário.

No final da década de 1850, pelo esforço da comunidade, liderada pelo Tenente João Antônio de Souza Bessa, foi construída no mesmo local, em terras de sua doação, outra igrejinha, visto que a antiga já se encontrava em condições precárias.

Depois dos dois templos de madeira, no início do século XX, foi construída no mesmo local uma igreja de alvenaria, sendo essa substituída pela atual igreja, que teve o início de sua construção no ano de 1970 sendo reinaugurada em 16 de maio de 1982.

A atual capela apresentou a necessidade de uma reforma geral. Para celebrar os 200 anos, estamos trabalhando no projeto de reconstruir a capela, aproximando-a da arquitetura que possuía na terceira construção e que tanto marcou a história da comunidade. Nossa Senhora do Rosário nos ajude a concluir esse sonho que se faz de toda paróquia.”

 A Missa de abertura do Ano Jubilar – 200 Anos da Capela Nossa Senhora do Rosário será dia 08 de outubro, às 19h, no salão da capela do Rosário, Vila Velha, com a Presença do Bispo Diocesano – Dom Antônio Rossi Keller, do Provincial do Oblatos Padre Valdir Formentini, e de padres que trabalharam na paróquia.

Fonte: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno- PASCOM
Fotos