Três integrantes da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) da Diocese de Frederico Westphalen representaram a região em uma peregrinação nacional realizada em Schoenstatt, Alemanha. A peregrinação, que ocorreu entre os dias 21 e 30 de julho, foi um momento de intensos aprendizados sobre a história do Movimento de Schoenstatt, do Pai e Fundador, Padre José Kentenich dos heróis, da espiritualidade e da Coroa Viva.
Conhecendo a Coroa Viva
Originalmente, as Irmãs da Alemanha coroaram o quadro da MTA, que ficava no quarto do Fundador, durante os difíceis anos que foi prisioneiro no campo de concentração de Dachau, com a coroa RTA, que significa Regina Ter Admirabilis. Coroaram a Mãe de Deus com o pedido pela libertação do Padre José Kentenich. Ao final da segunda Guerra Mundial, Padre Kentenich, regressa a Schoenstatt. Ao encontrar a Juventude Feminina da Alemanha, ele agradece pela sua fidelidade. Como sinal de gratidão, lhes presenteia com a coroa RTA que indica as virtudes: pureza, fidelidade e nobreza, que no idioma alemão iniciam justamente com RTA. Incentivou as jovens a viverem esse ideal no seu dia a dia.
A Jufem da Alemanha decidiu que este deveria ser um ideal para toda a Juventude Feminina Internacional. Isso foi uma grande motivação e a forma de celebrar o Jubileu do ano 2000. Com este objetivo, a coroa RTA peregrinou pelo mundo. Contudo, a coroa foi roubada e até hoje ninguém sabe o que houve com ela. Isso, que deveria ser um momento de abalo, serviu como um impulso, afinal, as jovens se questionaram: não deveríamos ser nós a Coroa Viva? Assim, surgiu o ideal da Jufem: ser Coroa Viva, viver os ideais de pureza, fidelidade e nobreza.
Experiência marcante
Da Diocese, as meninas, Patrícia Stanga, Mariany Calegari e Nalanda Ferla, participaram do encontro RTA Jubilee, que celebrou os 25 anos da Coroa Viva. Elas também tiveram a oportunidade de conviver com a Jufem Internacional, estiveram presentes em atividades culturais, formações, reflexões, adorações e peregrinações.
Coroação da Mãe Peregrina
Um momento marcante da peregrinação foi a coroação da Mãe Peregrina Diocesana, oportunidade que as meninas entregaram a coroa à Mãe como Rainha do Coração Lirial. Essa experiência foi um momento de grande vinculação com a Jufem e com a Mãe.
Legado da Peregrinação
A peregrinação foi um momento de grande crescimento espiritual para as meninas, que puderam vivenciar a Jufem Internacional e levar o nome da Diocese de Frederico Westphalen para outros países. A experiência foi marcada por momentos de troca de experiências, vinculação e aprofundamento da aliança de amor com a Mãe. “Foi um mix de sentimentos bons e de grande crescimento espiritual para cada uma”, disse Mariany.
- Poder partilhar e ver que todas participaram com o mesmo ideal, pelo mesmo objetivo, é simplesmente incrível – salienta Patrícia.
A peregrinação foi um momento inesquecível para as meninas da Jufem de Frederico Westphalen, que puderam vivenciar a espiritualidade e a fraternidade da Jufem Internacional.
Jubileu da Juventude em Roma
As meninas da Diocese permaneceram em Schoenstatt, mas a peregrinação da Jufem Brasil continuou em Roma. Entre 28 de julho a 3 de agosto, milhões de jovens do Brasil e do mundo participaram do Jubileu da Juventude em Roma. "Um evento assim é um grande impulso para a nossa juventude, afinal, é um momento de grande celebração para a nossa Igreja, onde os jovens desfrutam de momentos de reflexão, aprofundamento espiritual e maior conexão com a nossa fé", frisa Nalanda.