NOITE DE ESPIRITUALIDADE EM PALMEIRA DAS MISSÕES

04/08/2025 às 14:22h

O Movimento de Cursilho da Cristandade e o Pároco padre Nildo Moura de Melo promoveram, no dia 22 de julho, a Noite de Espiritualidade, em Palmeira das Missões, tendo por local a Igreja Matriz Santo Antônio, iniciando às 20 horas.

Atendendo ao pedido do saudoso Papa Francisco, os fiéis católicos no Ano Jubilar - 2025, são chamados a ser “Peregrinos de Esperança” de forma que todos carreguem e demonstrem em si, a ESPERANÇA.  Esperança, o sinal de Deus que continua a escrever a nossa história. Que ama os homens, não os abandona.

O tema da noite: “Com Maria Madalena, Peregrinos de Esperança”.  Foi um momento de fortalecer a espiritualidade, alimentar a fé, incentivar a reflexão e o encontro com Deus. A história de Santa Maria Madalena, a Apóstola dos Apóstolos, celebrada em 22 de julho, foi contada pelo padre Nildo, intercalando oração, narração e música, sobre o caminho de fé e esperança que cabe a nós, os cristãos de hoje, realizar.

O padre iniciou convidando os fiéis a reconhecerem a presença de Deus e o Seu amor constante. Convidou a comunidade a sentir a mão e o coração de Deus. Falou de Maria Madalena, da qual Jesus expulsou sete demônios (Cf. Lc 8, 2) e pediu aos presentes para pensarem nos demônios que os atormentam, exemplificando e tipificando, conduzindo-os a pensar em Jesus que libertou Maria e liberta todos aqueles que tem fé, que ama e coloca-se nas mãos de Deus. "Maria foi ao túmulo, onde Jesus estava sepultado, levando perfume mistura com lágrimas e panos, encontrando o sepulcro vazio. Confundindo Jesus (já ressuscitado) com o Jardineiro. Foi quando ele a chamou pelo nome que ela o reconheceu: "Rabuni". O amor antecipou a fé. Jesus a fez Apóstola dos Apóstolos. Como Peregrina de Esperança, ela anunciou aos Apóstolos "Eu vi o Senhor". Jesus ressuscitado tornou-se a nova vida de Maria e ela tornou-se "Apóstola de uma esperança nova e maior" (Papa Francisco).

Por fim, Padre Nildo rezou com toda a comunidade e a abençoou. E na lâmpada que trazia representando a vigilância e fidelidade de Maria, na "Chama viva da esperança", todos acenderam uma vela, deixando a Igreja plenamente iluminada. Acompanharam o padre os músicos Fernando Morais e Gabriel Nascimento (pai e filho). Cursilhistas de Barra Funda e leigos de cidades vizinhas fizeram-se presentes, ocupando todos os espaços da Igreja Matriz  

A coordenadora do Movimento de Cursilho da Cristandade, senhora Dirce Fagundes, fez a abertura do evento e, no final, foi entregue ao Pároco uma pequena lembrança como agradecimento.

Fonte: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno – PASCOM