O dia frio que amanheceu no último domingo, 27 de agosto, no Rio Grande do Sul, não intimidou as centenas de pessoas que saíram de suas casas para peregrinarem até o coração do Estado – Santa Maria. Com cobertores, mantas e casacos, 4500 catequistas chegaram cedinho para a 3ª Jornada Estadual de Catequese. O dia escolhido não foi por acaso, já que no último domingo de agosto a Igreja no Brasil celebra a vocação dos leigos e leigas – especialmente dos e das catequistas.
A Jornada, que chega em sua terceira edição em 2023, marcou um reencontro há muito esperado: a última havia sido há 6 anos, em 2017, em Caxias do Sul. Além disso, a pandemia ajudou ainda mais a aumentar a saudade e a necessidade do reencontro.
A alegria de rever os(as) amigos(as) foi apenas a primeira do dia. Durante todo o domingo, com muita animação e disposição, os participantes do encontro refletiram A Vocação Querigmática do Catequista. Na programação estavam três leituras orantes que remeteram aos vocacionados de Emáus, ao vocacionado Paulo e à vocacionada Maria. Durante o dia, os(as) catequistas também participaram da celebração de cinco ritos: da Assinação; de Entrega da Palavra; da Aspersão; do Círio; e de Envio.
Para marcar a celebração da vocação dos e das catequistas de todo o Regional Sul 3, a Jornada foi concluída com uma caminhada ao Santuário da Medianeira, onde aconteceu a Missa de encerramento.
Catequistas da nossa Diocese se fizeram presente, onde um grupo de 32 catequistas das capelas do interior, bairros e do centro da paróquia da Catedral Santo Antônio participaram da 3ª Jornada Estadual de catequese na cidade de Santa Maria.
“O que vimos e ouvimos, nós anunciamos” é o compromisso dos mais de 4500 catequistas que participaram da 3ª Jornada Estadual de Catequese, em Santa Maria. O lema, inspirado em na Primeira Carta João (1, 3), é a motivação para que os participantes do encontro assumam o compromisso em comunicar a beleza do encontro com Jesus.