Seberi - Paróquia Nossa Senhora da Paz | Paróquias
Pároco: Padre Evandro Lazzaretti

Em 1918 foi criado o 8º Distrito do Município de Palmeira, tendo como sede a Vila Fortaleza (hoje Seberi). Os primeiros moradores iniciaram a construção da primeira capela (em madeira bruta) no ano de 1924. Por necessidade de paz na região (devido aos conflitos decorrentes da Revolução de 1923), foi sugerida e aprovada pela comunidade como padroeira Nossa Senhora da Paz. Em 03/05/1939, Dom Antônio Reis, bispo de Santa Maria, desmembrando das paróquias de Barril (hoje Frederico Westphalen) e Palmeira, criou a nova Paróquia Nossa Senhora da Paz de Fortaleza, entregando-a aos cuidados dos padres verbitas (Congregação Sociedade do Verbo Divino). Foi o primeiro vigário Pe. José Noglik. Antes dele, a paróquia era atendida pelo Mons. Victor Batistella, pároco de Barril. Em 15/02/1951 chegam à paróquia as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Calvário. Em 1952, nova Igreja Matriz, em alvenaria, é consagrada, quando também é inaugurada a Casa Canônica. Em 04/06/1959 é instalado o município de Seberi. Em 23/01/1977 foi consagrada nova Igreja Matriz. No dia 10/03/1978, os verbitas deixaram a paróquia, assumindo o Pe. Hélio Luiz Welter, padre diocesano. Em 1986 é concluída a nova Casa Canônica, sendo a antiga destinada à Catequese. Há registros de que 17 padres verbitas e 20 padres diocesanos trabalharam na paróquia, desde sua fundação.

Histórico – Paróquia Nossa Senhora da Paz de Seberi/RS.

No ano de 1924, os primeiros moradores da antiga Vila Fortaleza, hoje Seberi, iniciaram a construção da primeira capela em madeira bruta. Na época, por necessidade de paz na região (devido aos conflitos decorrentes da Revolução de 1923), foi sugerida e aprovada pela comunidade como padroeira, Nossa Senhora da Paz.

Em 03 de maio de 1939, Dom Antônio Reis, na época, bispo de Santa Maria, desmembrando das paróquias de Barril (hoje Frederico Westphalen) e Palmeira, criou a nova Paróquia Nossa Senhora da Paz de Fortaleza (atual Seberi), entregando-a aos cuidados dos padres verbitas (Congregação Sociedade do Verbo Divino). Foi o primeiro vigário Pe. José Noglik. Antes dele, a paróquia era atendida pelo Mons. Victor Batistella, pároco de Barril (Frederico Westphalen). Em 15 de fevereiro de 1951 chegam à paróquia as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Calvário, que permaneceram até o ano de 2018.

Em 1952, nova Igreja Matriz, em alvenaria, é consagrada, quando também é inaugurada a Casa Canônica. Passou-se alguns anos, e em 19 de setembro de 1966, deu-se início a construção da atual Igreja Matriz. No dia 23 de janeiro de 1977, um domingo, - Dia de Nossa Senhora da Paz – foi feita a inauguração e bênção da atual Matriz Nossa Senhora da Paz.

No dia 10 de março de 1978, os verbitas deixaram a paróquia, assumindo o Pe. Hélio Luiz Welter, padre diocesano. Em 1986 é concluída a nova Casa Canônica, sendo a antiga destinada à Catequese. Aproximadamente 41 sacerdotes atuaram na Paróquia. Atualmente, tem como Pároco o Padre Evandro Lazzaretti e como Vigários o Padre Marco Antônio Jardinello e Padre Ilário Barbieri.

Hoje a Paróquia conta com vários Movimentos eclesiais: Legião de Maria, RCC, ECC, Cursilho, Movimento Apostólico de Schoenstatt (Juventude feminina e masculina, Liga de Casais e Campanha da Mãe Peregrina), Emaús e CLJ. Além de contar com a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa e da PASCOM – Pastoral da Comunicação e ao serviço dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e do grupo de jovens Cerimoniários e coroinhas. Hoje, a Paróquia possui 34 capelas no interior do município, quatro na zona urbana e a Matriz Nossa Senhora da Paz.

Recentemente, a Paróquia conta com a presença de 5 irmãs religiosas da Comunidade Missionária de Jesus, que vieram para contribuir ainda mais na evangelização e missão em nosso município. Com mais de 80 anos de existência da então Paróquia Nossa Senhora da Paz, hoje é uma das maiores Paróquias em termos de estrutura física de nossa Diocese, tendo em seu jardim a presença de um Oratório Mariano, construído em 2018 por iniciativa dos leigos – O Oratório da Mãe e Rainha.