Jaboticaba - Paróquia Nossa Senhora Medianeira | Paróquias
Pároco: Padre Leoclides Dalla Nora

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - JABOTICABA

A Paróquia Nossa Senhora Medianeira com sede em Jaboticaba- RS, é atendida pela Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. Foi fundada no dia 19 de Março de 1962, nesse ano de 2022, completou seus 60 anos de Paróquia. O primeiro Pároco foi o Pe. Guilherme Werts e Vigário o Pe. Teodoro Syberichs, este que permaneceu trabalhando na mesma até 1991, onde a preocupação com o bem estar e o futuro das pessoas foi sempre marcante, no desejo que as pessoas tivessem melhor qualidade de vida, coordenou diversas obras na Paróquia, nova Igreja Matriz, Salão paroquial, Clube de Bolão, Colégio das irmãs, hoje Centro de Pastoral. Outra preocupação era com a saúde, ajudou a Comunidade a adquirir o Hospital Santa Rita, onde ajudou financeiramente via seus bem feitores.

Até a fundação da Paróquia, as comunidades pertenciam à paróquia de Palmeira das Missões, sendo que o povo tinha uma grande religiosidade e fé, vinda de berço e assim trabalharam muito para que a paróquia viesse a existir จ e se constituir. A partir daí foram criadas muitas pastorais e muitos trabalhos foram sendo desenvolvidos com a participação de diferentes Padres, religiosos, religiosas e leigos que aqui trabalharam. Desde fevereiro do ano de 1968 contamos em nossa Paróquia com a presença das Irmãs Filhas do Amor Divino, onde atuavam no colégio, com preparação para o lar e artesanato para as moças da época, também atendiam partos, curativos e davam assistência nesse sentido, pois não havia hospital. Sempre atuaram nas diversas pastorais da Igreja, e após alguns anos algumas delas trabalhavam na Escola e Hospital. Hoje, ainda residem na paroquia, atuando nas Pastorais e também no cuidado com a Igreja Matriz.

Atualmente, fazem parte desta paróquia 27 comunidades, abrangendo cinco diferentes municipios, sendo eles Jaboticaba 13 comunidades, Boa Vista das Missões o6 comunidades, Sagrada Família 04 comunidades, Lajeado do Bugre 03 comunidades e Novo Tiradentes 01 comunidade. Também, faz parte, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Trentin - Jaboticaba, onde, no mês de fevereiro de todos os anos, desde 1949, acontece uma bonita Romaría a nível paroquial.

O Primeiro Pároco Brasileiro a assumir a nossa Paróquia em 1990 foi nosso atual Pároco, Padre Leoclides Dalla Nora. Muitos Padres passaram pela Paróquia, dentre eles citamos os párocos que aqui estiveram, Pe. Guilherme Werts, primeiro Pároco, Pe. Theodoro Syberichs, Pe. Mario Marzari, Pe. Edmundo O'Rourke, Pe. José Evers, Pe. Guilherme Van Rodem, Pe. Alfredo Smuda, Pe. Leoclides Dalla Nora, Pe. Paulo Ricardo Ceriolli, Pe. Roque Bisognin, Pe Joel Tasso, Pe. Rudimar Dal' Asta, Pe. Ary Alfredo Hartmann, Pe. Nilso Zanella, Pe. Carlos Martins de Borba e Pe. Luciano Marcos Rossetto.

Foi fundada no dia 19 de Março de 1962, tendo como primeiro Pároco Pe. Guilherme Werts e Vigário o Pe. Teodoro Syberichs, este que permaneceu trabalhando na mesma até 1991.