Coronel Bicaco - Paróquia Santo Antônio de Pádua | Paróquias
Telefone: (55) 99613-7175
Pároco: Padre Matias Kipper

HISTÓRICO DE NOSSA COMUNIDADE PAROQUIAL

 

A história de nossa Paróquia Santo Antônio de Pádua começa com a vontade de um grupo de pessoas que tinha o desejo de expressar também externamente, de forma visivel a sua fé, e a sua religiosidade. Foi isso que aconteceu quando os primeiros moradores quiseram levantar uma capela de madeira, na hoje Vila Diniz, onde na época era o centro de todas as atividades de Faxinal do Guarita. La morava a familia Bicaco e foi ali que se construiu a primeira capela dodicada a São Sebastião por volta do ano de 1912. Por volta do ano de 1923 se transferiu a capela pro local onde boje se encontra a farmácia Faxinal, pois o desenvolvimento da comunidade se desenvolveu mais aqui do que na Vila Diniz. A nova capela foi dedicada a Santo Antônio por uma imagem esculpida em madeira e doada pelo Sr. Emesto Rasia. Com o passar dos anos, lá por 1940, foi decidido construir uma nova capela onde atualmente se encontra o ginásio de esportes. Foi desmanchada a velha capela e o terreno foi rifado para comprar outro da familia Paranhos. A ideia não deu muito certo.

Em 1942 começa a construção de uma nova igreja em madeira neste local onde estamos, sendo que havia um porão para deixar os cavalos, meio de transporte da época. Na frente da igreja havia um espaço livre pra concentrações e comemorações. All foi construida a primeira pira do fogo simbólico. Para embelezar esta igreja foi colocada uma Via Sacra e em 1944 foi adquirida uma nova imagem de Santo António que é esta que ainda temos aqui na Paroquia e a antiga foi doada pra uma comunidade do Braga. No ano de 1946 foi comprado o sino, este que ainda bate todos os dias. Em 1957 começou a ser construida a primeira igreja em alvenaria e pedras que foram trazidas da propriedade do Sr. Francisco Gobbi, que sempre estava entre os primeiros em colaborar e foi quem colocou a primeira pedra do alicerce. A igreja foi construída em mutirão, 4 ou 5 pessoas da comunidade eram escaldas toda semana e trabalhavam sob a orientação de um pedreiro que veio de Catuipe para comandar a construção. Em 1961 foi construida a torre para colocar o sino.

RUMO A SER PARÓQUIA

A comunidade crescia, e também amadurecia a sua capacidade de organização. Após a emancipação do municipio no ano de 1964, o então novo municipio começou alimentar a esperatiça de se tomar Paróquia; era necessário criar uma estrutura para que um padre pudesse vir morar aqui. Em 1965 foi escolhida uma comissão, responsável pela construção da casa canonica.

A vida religiosa da Comunidade tinha as expressões simples do povo que se encontrava para rezar o terço, nos domingos à tarde com a liderança do Sr. Julio Sallet, que ao longo de 30 anos colocou-se à disposição da comunidade para animar as orações, as celebrações, estar presente na hora de bater o sino e fazer encomendações fünebres.

A Paróquia Santo Antônio de Pádua foi criada em 20 de janeiro de 1967, e foi assinada pelo bispo da nossa Diocese na época, Dom João Hofmann. Na mesma data foi nomeado também nosso primeiro Pároco na pessoa do Pe Rafael Jungblut que tomou posse no dia 22 de janeiro do mesmo ano. Pe Rafael ficou por 7 anos como nosso Pároco e foi um grande lider e incentivador do desenvolvimento de nosso municipio principalmente na área da educação e no crescimento do conhecimento religioso da comunidade.

Em fevereiro de 1975 assume o novo Pároco, Pe Antonio Michels ficando conosco até fevereiro de 1983.Pe. Raimundo irmão do Pe. Antonio fica conosco de 1978 a 1980 ano em que faleceu. Durante o ano de 1983 ficaram atendendo provisoriamente o Padre Amadeus Balestrim e o Pe Alpidio Magrin

Neste ano inicia a construção da igreja atual sendo que anos depois foi realizada uma grande reforma. Neste período foi construida a igreja e a casa das irmãs. Em 1984 assume a Paróquia o Pe. José Hass que continua residindo em Miraguai, atendendo as duas paróquias. Matriz. No ano de 1988 a paróquia fica novamente sem um pároco e contou com a ajuda do Em 22 de dezembro de 1985, Dom Bruno Maldaner procede a benção da nova Igreja  Pe João de Campo Novo. No ano de 1989 assumiram nossa paróquia os padres capuchinhos onde foi nomeado o Frei Eusidio Deon como pároco e um ano depois, 1990, assume o frei

Eloi Rosseti que permanece aqui até1992.

Voltando a ter padres diocesanos nossa comunidade contou os seguintes padres, Pe. Manoel Motta do ano de 1993 a 1999. Pe. Célio Cadoná nos anos de 2000 a 2002- Pe Dionisio- 1 ano. Pe Evandro Lazarretti, dos anos 2003 a 2008-Pe. Jocemar Fontana dos anos 2009 a 2018 e desde o ano de 2019 temos o Pe. Raphael B. Castro,

Durante nossa caminhada nestes 57 anos de Paróquia contamos com a presença das Irmãs Ursulinas que por muitos anos animaram e ajudaram no crescimento de fe da comunidade. Também contamos por dois anos com a presença das Irmãs do Paraguai que hoje estão em Nonoai. Muitas familias estiveram à frente de nossa comunidade como liderança leiga e contando com a colaboração de todos para que hoje possamos estar aqui trazendo um pouco dessa bonita história de 54 anos de Paróquia. Nosso agradecimento a todas as diretorias, coordenadores e comissões formadas nestes 54 anos de Paróquia.

Recordamos aqui alguns nomes de familias que lideraram essas diretorias c Conselhos paroquiais e que ajudaram a construir essa história:

- Famílias de Serafim Zanella; Orestes Zanella, Vergilio Zanella; Júlio Sallet, José Sallet; Clemente Sallet; Joaquim Rodrigues Vieira; Professora Silvarina Marson da Silva; Ernesto Razia; Pedro Gobbi; Francisco Gobbi; Aquiles Zanella; Guinto Junior Baggio Alcides Pezzine Joaquim Vieira Filho; Edemar Simom; Joaquim Goulart; Antonio Seibert Antonio Augusto Zanella; Dirlei Lorenzetti; Alcenio Hermel, Carlos Vieira; Flávio da Silva e o atual Conselho na pessoa do Clairton Spirandei e família que estiveram à frente na construção desta nossa casa Paroquial. A todos os envolvidos o muito obrigado e que Deus abençoe sempre suas famílias e seus descendentes.

A Paróquia conta hoje com as comunidades de:

-Santa Lucia- Sitio Kerpel; São Roque-Sitio Demiquelli: São José- Esquina Evangélica : Nossa Senhora de Fátima- Portão Velho: São Sebastião- Galpões; Nossa Senhora Aparecida- Esquina Aparecida São João- Esquina São João Imaculada Conceição-Campo Santo; São Sebastillo - Reassentamento; São Pedro-Vila São Pedro: Santa Rita- Vila Diniz, Sagrado Coração de Jesus- Sitio Prates. E a capela Nossa Senhora Aparecida do Bairro aparecida.

Cada capela e comunidade tem sua história de caminhada religiosa onde seus moradores escolheram seus padroeiros conforme a devoção de quem ali residia na época de sua fundação. Valores esses preservados por seus descendentes até hoje.

Desde 1979 contamos com a presença e ajuda dos Ministros extraordinarios da  Eucaristia tanto na matriz como nas comunidades do interior, de grupos de catequistas, pastorais e

movimentos, grupos de familias que ajudam no crescimento da fé e na caminhada religiosa de nossa paróquia.

A história de nossa Paróquia deixa um desafio a cada um de seus paroquianos: nossos ancestrais deixaram um legado de lutas, oração, união, colaboração, doação, dificuldades e sonhos realizados com seu trabalho voluntário no crescimento e desenvolvimento de cada comunidade em que se estabeleceram. Fica-nos a pergunta; o que vou deixar de história e doação de meu tempo para meus descendentes, para que daqui alguns anos eles continuem a contar a história de como uma comunidade cresce no amor na cooperação e principalmente na disponibilidade de seus membros para crescimento da caminhada de fé de sua paróquia sempre iluminados pela luz do Espirito Santo.

A Paroquia “Santo Antônio de Pádua” foi criada depois do conselho Presbiteral Diocesano do dia 07 de novembro de 1966. O Decreto tem a data do dia 20 de Janeiro de 1967, festa de São Sebastião Mártir, e é assinado por Dom João Hoffmann, então Bispo de Frederico Wesphalen e pelo Chanceles do Bispado, Pe. Luis Hoffmann.

 

Fotos