Seminário Maior de Filosofia e Teologia Beatos Manuel e Adílio | Seminários
Reitor: Cônego Elisandro Fiametti

Desde o ano de 2016 nosso Seminário Maior voltou a se instalar em Viamão. Tem o nome de Seminário Maior de Teologia e Filosofia Beatos Manuel e Adílio. Estamos com a casa cheia, atualmente, graças a Deus, com 26 seminaristas. O seminário possui um normal cronograma com missas, orações, estudos, trabalhos, convivência, esporte e lazer, atividades pastorais, aula interna e externamente, encontro com o bispo, etc. Dois padres dirigem a o seminário: Côn. Elisandro Fiametti, que é o reitor e Pe. Víctor Agustín Sequeiros, que é o diretor espiritual e de estudos. Há também outros diretores espirituais que eventualmente atendem os seminaristas. Além disse, há uma psicóloga que presta atendimentos.

O Seminário Maior se organiza em casas de formação onde cada Diocese Possui a sua com no mínimo um padre formador residente. No ano de 2003 foi denominado Seminário Dom Bruno Maldaner, em homenagem ao Bispo emérito da Diocese de Frederico Westphalen, responsável pela sua criação.

Em 2013, pelo fato do Seminário abrigar não apenas os seminaristas teólogos, mas também os filósofos achou-se por bem fazer uma alteração na nomenclatura, de modo que passou a ser chamado Seminário Maior Beatos Manuel e Adílio, sendo este o atual nome desta casa de formação.

Endereço:Avenida Senador Salgado Filho, 7100. Bloco A

Reitor:Cônego Elisandro Fiametti