Nova Candelária - Paróquia Nossa Senhora da Purificação | Paróquias
Pároco: Padre Gilberto Luiz R. de Miranda

Histórico: A Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Nova Candelária foi instalada oficialmente no dia 28 de fevereiro de 1963, por Dom João Hoffmann, desmembrada de Boa Vista do Buricá, pertencente a Diocese de Santo Ângelo. Em 03 de março de 1963 foi abençoada a nova igreja, da qual foram padrinhos Nicolau Kuhn e Olivia Hübscher. Primeiro Pároco foi Pe. Heriberto Hartmann. No dia 14 de abril de 2013, foi comemorado celebrado o Jubileu áureo da nossa Paróquia. A nossa Paróquia é atendida pelos Padres Religiosos do Sagrado Coração de Jesus –Denhonianos. Por que Nossa Senhora da Purificação? Nossa Senhora da Purificação se tornou padroeira da nossa Paróquia, por causa dos colonizadores que vieram das localidades de Travesseiro, pertencente a Arroio do Meio. A santa é também padroeira daquela paróquia, que hoje é município. No dia 08 de fevereiro de 2004 aconteceu a Festa da Padroeira, com a inauguração e benção da imagem de Nossa Senhora da Purificação em frente a igreja.   Nome do padroeiro-Nossa  Senhora da Purificação
Cidade- Nova CandeláriaTelefone-(55)3616-6321 ou (55)9626-7032E-mail- novacandelaria@diocesefw.com.brEndereço- Rua São Francisco, nº 500, CentroQuantidade das capelas- 7População do município: 2.883 hab.

A paróquia Nossa Senhora da Purificação de Nova Candelária foi instalada oficialmente aos 28 de fevereiro de 1963, por Dom João Hoffmann, desmembrada de Boa Vista do Buricá, pertencente à Diocese de Santo Angelo. Foi a primeira paróquia criada pelo Bispo Diocesano de Frederico Westphalen.

Mesmo antes d a sua criação Padre Sebastião Rademacker, missionário percorria a cavalo toda a região celebrando missas, realizando trabalhos missionários que já aconteciam 10 anos antes da criação da paróquia, atendendo cerca de72 capelas.

A primeira Missa celebrada na então Candelária, foi no dia 30 de dezembro de 1936, pelo Padre Sebastião que aconteceu na casa de Emilio Deves, ali também form realizados os três primeiros batizados. No ano de 1937 foi construída a primeira igreja capela em madeira bruta, localizada a meia altura da colina da Candelária, tendo como Otto Hermann, Afonso Johner, Paulo Pedro Welter e Jacó Korbes. Já se sonhava com a criação da paróquia.

No ano de 1958 iniciaram-se as obras da construção da atual igreja, sob orientação do Pe. Francisco Schlosser. A comunidade contava com110 sócios.A primeira comissão eleita eleita era formada por Aloisio Backendorf, Ito Waldemar Klockner, Nicolau Kuhn, Ivo Neumann, Germano Hübscher e Félix Ludwig. O Tesoureiro foi Ermindo Silvério Klockner. Na construção destacaram-sePaulo Welter, Arnoldo Weiler, Nicolau Konrath, Emilio Huppes, Serafim Wathier, Francisco Wathier e outros.

Em 1959 foi lançada a pedra fundamental da igreja, que teve como engenheiro responsável Willi Hoffmann, de Cerro Largo. Em 03 de Março de 1963 foi abençoada a nova igreja, da qual o primeriro vigário pertencente a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Heriberto Hartmann

Porque Nossa Senhora da Purificação?

Nossa Senhora da Purificação se tornou a padroeira da nossa Paróquia, por causa dos primeiros colonizadores que vieram da localidade de Travesseiro, pertencente a Arroio do Meio. A santa é também padroeira daquela paróquia, que hoje é município.

Párocos que atuaram na PARÓQUIA (SCJ)

Pe . Heriberto Hartmann-1963

Pe. Silvestre Müller-1968

Pe. Paulo Zellner-1969

Pe. Otto Seidel-1975 e 2002

Pe. Eduardo Luiz Knob-1979

Pe. Galdino Becker-1980

Pe. Clemente Dingler-1981

Pe. Mathais Engel-1982

Pe. José Francisco Rech-1989

Pe. Genésio Murara-1993

Pe. Tarcilo Back-1997

Pe. Leo Effting-1998

Pe José Fancisco Rech-2001

Pe.Gervásio Linke-2001

Pe. Olindo Smaniotto-2006

Pe. Nestor Eckert-2009

Pe. Irineu Brisch-2011

Pe. Afonso Molinari-2014

Pe. Cenário Ervino Hanauer-2015 até o momento atual.

Capelas pertencentes a Paróquia

Comunidade São Miguel-Padroeiro São Miguel

Comunidade de Linha Araçá-Padroeira N.Sra. Aparecida

Comunidade Santo Antônio- Padroeiro Santo Antônio