Três Passos - Paróquia Santa Inês | Paróquias
Pároco: Padre Anderson Pelizzari

Há muito tempo atrás, nas matas do alto Uruguai, viviam índios Kaigans e Guaranis; também caboclos e refugiados por ali residiam. Nos anos de 1910-1930 iniciou-se a colonização de descendentes de origem alemã, procedentes de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Montenegro.

No Dia 21 de maio de 1924 foram martirizados os Heróis do Alto Uruguai, em Três Passos: o Padre Manuel Gomez Gonzales e o Coroinha Adílio Daronch. A paróquia foi criada na década seguinte, no dia 04 de junho de 1939. Inicialmente, foi confiada aos padres do clero diocesano; poucos anos depois, os padres dehonianos (SCJ) conduziram a paróquia. Em 1959, os freis franciscanos assumiram a paróquia Santa Inês, por vinte anos. Em 1999, o clero diocesano reassumiu os trabalhos pastorais.

Um dos aspectos que se destaca hoje na Paróquia Santa Inês é a Romaria dos Mártires do Alto Uruguai, atraindo anualmente milhares de Romeiros todos os anos. O Padre Manuel e o Coroinha Adílio foram beatificados, como Mártires da Fé, no dia 21 de outubro de 2007, pelo então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Saraiva Martins, em Frederico Westphalen-RS.

Todas as pastorais presentes na Diocese também são praticadas nesta paróquia, em consonância com a orientação pastoral da Diocese de Frederico Westphalen. Hoje atuam três sacerdotes na paróquia, a saber, Pe. Anderson Pelizari (pároco), Pe.Mauricio Moskva e Pe.João Paulo Pascoal, ambos vigários. A paróquia conta ainda com 35 Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão, 69 catequistas e inúmeras pastorais e movimentos.

Ainda, na cidade de Três Passos, há um seminário menor, dirigido pelos padres franciscanos, com funcionamento a nível de 2º grau e uma comunidade de religiosos; e as  Irmãs Missionarias Servas do Espirito Santo (IMSES) se dedicam ao cuidado do Lar de Idosos São José. Além das 32 capelas rurais atendidas, os padres assistem pastoralmente 06 capelas nos bairros, 03 asilos de idosos, 01 presídio e 01 hospital.

Contatos:

Telefone: 3522 1752 / 3522 1094 / 98406-1094

E-mail: psantainestp@hotmail.com ; trespassos@diocesefw.com.br

Endereço: Rua Dom João Becker, 242, Centro, Três Passos – RS.