Taquaruçu do Sul - Paróquia São Roque | Paróquias
Pároco: Padre João Ademir Ferrari

PAROQUIA SÃO ROQUE, TAQUARUÇU DO SUL

Taquaruçu do Sul recebeu este nome, porque em 1919 descendentes de imigrantes italianos, oriundos da região colonial da Serra Gaúcha (Guaporé) e da “Quarta Colonia” (Júlio de Castilhos e Cachoeira do sul), hoje, Nova Palma, Ivorá e Faxinal do Soturno, estabeleceram-se nas terras do interior do município de Frederico Westphalen. Ao se fixarem nessas terras, avistaram uma fonte de água encoberta por taquaruçus. Então a localidade passou a denominar-se Taquaruçu do Sul.

Esses descendentes italianos tiveram como primeiras atividades, ao se estabelecerem, o cultivo da terra e a criação de gado. Logo surgiu o primeiro núcleo de moradores que, com o passar do tempo foram criando condições de infraestruturas necessárias à efetivação do município autônomo e independente, que veio a acontecer em 09/05/1988, criação e instalação em 01/01/1989.

Em 1924 foi construída a primeira capela, que, em 1926, dedicada à São Roque, como padroeiro. Em 13/01/1961, por decreto de Dom Luis Victor Sartori, bispo de Santa Maria, foi criada paróquia e, em 24/12/1961, instalada, abrangendo, também os distritos de Vista Alegre e Osvaldo Cruz.

Ao ser instalada a Diocese de Frederico Westphalen em 22/05/161, a paróquia achava-se sem pároco. Era atendida por um vigário de Frederico Westphalen, Pe. José Marchesan, que foi substituído, no ano seguinte pelo Pe. João Ferrari Manfio. Estiveram também, como vigários interinos, Pe. Jorge Maissiat e Pe. Rafael Jungblutt. Em 18/03/1968, Pe. Albino Busato foi nomeado vigário interino, sendo em 10/03/1969, provisionado pároco. Também foram provisionados párocos, Pe. Antônio Dal Piva(1995), Pe. Ivair Tonin (2005), Pe. Adelino Schneider (2005) e Pe. João Ademir Ferrari(2014).

Atualmente a paróquia é formada pela Comunidade da Matriz, oito capelas: Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nossa Senhora Aparecida, São Valentin, Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio. Seis Capitéis: Santa Rita de Cássia, Santo Expedito, Nossa Senhora das Graças, Santo Isidoro, São Cristóvão e Nossa Senhora do Caravágio. Também conta com movimentos e pastorais: Legião de Maria, Apostolado da Oração, Pastoral da pessoa idosa, Liga das Famílias de Schoenstatt e curso de Liderança Juvenil (CLJ).