Sede Nova - Paróquia São José | Paróquias
Pároco: Padre Claudio Miro Monteiro

PARÓQUIA SÃO JOSÉ

SEDE NOVA / RS

Desde o início do povoamento de Sede Nova a religião católica foi sempre muito praticada pelos moradores e colonizadores. A localidade sempre foi atendida por sacerdotes vindos de outros municípios, nos últimos anos antes de ser criada a paróquia, era atendida pelos sacerdotes palotinos, de Humaitá. A paróquia nesta localidade foi fundada 17 anos após a emancipação política do município de Sede Nova. A fundação se deu no dia 29 de janeiro de 2005, sendo que neste ato faziam parte desta paróquia todas as comunidades presentes nos limites municipais de Sede Nova e Bom Progresso. Porém, Bom Progresso, poucos anos mais tarde, passou a pertencer à Paróquia de Três Passos. A nova Paróquia, confiada ao patrocínio de São José, foi desmembrada de 4 paróquias: Humaitá, São Martinho, Campo Novo e Três Passos.

Atualmente a Paróquia São José é composta por 7 comunidades, todas localizadas no município de Sede Nova: Matriz São José (Centro), Capela Nossa Senhora das Dores (Caçador), Capela Nossa Senhora das Graças (Monte Belo), Capela Santa Terezinha (Santa Terezinha), Capela Santo Antônio (Vista Alegre), Capela São Lourenço (Campinas) e Capela São Pedro (Coxilha Alta).

Desde o início desta paróquia, há 17 anos atrás, sempre os sacerdotes diocesanos foram os responsáveis pelo pastoreio destas almas. Seis sacerdotes já foram designados como párocos de Sede Nova: O primeiro pároco, Pe. Gilmar Zanatta, esteve entre a data da fundação e o dia 25 de janeiro de 2007. O segundo pároco, Pe. Márcio Preus, esteve entre 26 de janeiro de 2007 e 07 de março de 2009. O terceiro pároco, Pe. Guido Amadeu Londero, esteve entre 08 de março de 2009 e 10 de fevereiro de 2014. O quarto pároco, Pe. Cláudio Miro Monteiro, esteve entre 23 de fevereiro de 2014 e 31 de dezembro de 2015. O quinto pároco, Pe. Gabriel Figueredo Pérez, esteve entre 29 de setembro de 2016 e 28 de junho de 2020. O sexto pároco, Pe. Felipe Xavier, iniciou seu pastoreio paroquial em 01 de agosto de 2020, até novembro de 2022. Hoje o Pároco e o Pe. Claudio Miro Monteiro.

Desde o inicio do povoamento de Sede Nova a religião católica foi sempre muito praticada pelos moradores e colonizadores. O catecismo, aula de religião, sempre foi ministrado por alguém da comunidade. As crianças eram reunidas em casa de alguma família, quando não havia prédio próprio, e aí alguém ensinava a doutrina católica.
        No ano de 1927 chega em Sede Nova pela primeira vez um pároco. O Padre Luis de Panni, vigário de Palmeiras das Missões, visitou a então pequena comunidade.. Ali também ouviu confissões, rezou uma missa, distribuiu a comunhão e deu a benção a toda comunidade. Após a missa realizou os batizados e casamentos.
        No ano de 1931 o Bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis, fez a 1ª visita pastoral quando foram crismadas crianças, jovens e adultos.