São José das Missões - Paróquia São José | Paróquias
Pároco: Padre Ezequiel Reis Borba

Paróquia São José

O município de São José das Missões leva o nome em homenagem ao Padroeiro da Capela da sede municipal. Por incentivo dos padres Francisco Götller e Paulo Strey, um grupo de lideres locais começam no ano de 1951, a construção de uma igreja de madeira, a qual foi inaugurada com muitos festejos no dia de seu Padroeiro, em 19 de março de 1952, com a celebração da primeira missa, presidida pelo Pe. Paulo Strey. Até então a localidade era conhecida como Potreiro Bonito e Ribeirão Bonito, tendo como divisor de nomes a estrada Palmeira das Missões - Constantina; o que ficasse do leste na direção Nova Barreiro era chamado de Potreiro Bonito que ficasse do lado oeste em direção a Sagrada Família era chamado de Ribeirão Bonito. Para a escolha do Padroeiro a comunidade reuniu-se, tendo sugestões de nomes. Os mais citados foram: São Paulo e São José. A sugestão de São Paulo foi prestigiar a grande liderança que Pe. Paulo exercia junto à Paróquia de Palmeira das Missões. E são José em razão de três líderes comunitários que entre outros, haviam trabalhado para construção da igreja: José Moretti, José Beijamim Soder e Manoel José Azeredo. No final, o nome escolhido como Padroeiro foi São José.. Além dos três nomes já citados, outros tiveram importante participação, tais como: Leopoldo Kinast, Edgar Soder, Belézio Azeredo, Vergilio Vieira de Souza, Brasil Sebastião de Souza e Wilibaldo Soder. Há de se fazer destaque especial a Justino Taborta, que fez doação do terreno, e a Porfirio Farias de Oliveira, que transportou gratuitamente os materiais, além de ajuda em dinheiro.

A localidade passou oficialmente a ser chamada de São José, em homenagem ao Padroeiro da Capela, quando foi elevada à categoria de Distrito Palmeira das Missões, no dia 28 de novembro de 1956. No ano de 1956, sob a presidência de Dorvalino Bressan, a Capela passou por reformas e pinturas.

Depois da primeira igreja, já foram construídas no mesmo terreno mais duas capelas, ambas em alvenaria, sendo uma iniciada no ano de 1968 e inaugurada no ano de 1969, tendo na diretoria Presidente Plinio Becker, Vice Presidente Ermelindo Picolotto, Tesoureiro Brasil Sebastião de Souza, Segundo tesoureiro Pedro Vieira de Souza e Secretário Heitor Sortica.

A terceira e atual igreja, teve sua construção iniciada no ano de 2003 e inaugurada, com uma grande festa, com celebração da Crisma de muitos jovens, realizada pelo Bispo Dom Zeno Hastenteufel, no dia 1º de maio de 2006, tendo na diretoria: Presidente Nelson dos Santos, Vice presidente Marise Conrado Machado, Secretário Jair Barato de Souza e Arnaldo de Souza Morais, Tesoureiro Ivanio Souza, e Pedro Pedroso da Cruz, Conselho fiscal Claudio Becker, Olívio Marangon, Maria S. Seger, Valdir Carlos Tolfo Julio Dalpupo. O único sacristão da capela foi o senhor Wilibaldo Soder.

Os primeiros catequistas formam: Olívia Soder Tasso, Terezinha Garaffa, Hilda Bressan, Josina de Souza Dalmas, Heitor Batu Batista dos Santos (in memorian) e Lucia S. Tasso.

Os primeiros Ministros da Eucaristia foram: Geraldo J. Tasso, Carlos F. Picolotto, Daniel J. Tasso, João Ávila e Cleri Lara da Cruz.

A coordenação do Movimento de Cursilhos de Cristandade, da Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões, por solicitação da Diocese de Frederico Westphalen, em abril de 2007, implantou o primeiro grupo de cursilhistas de São José das Missões realizado de 12 a 15 de abril de 2007, para homens e de 19 a 22 de abril de 2007, para mulheres.

Em 19 de março de 2011 foi criada a quase Paróquia de São José por Dom Antônio. Tomou posse Pe. Ilidio Rosa de Azevedo como administrador de quase Paróquia.

Em 18 de março de 2012 criada a Paróquia por Dom Antônio e tomou posse como Pároco o Pe. Ilidio. Após a Missa houve um almoço de confraternização no salão.

Em julho de 2013 foi criado o grupo da Pia União das Filhas de Maria. Em 2 de dezembro de 2013 iniciou a reforma da Igreja e construção da secretaria paroquial.

No dia 28 de outubro de 2015 a Igreja foi dedicada e teve o altar consagrado por Dom Antônio.

Em 24 de outubro de 2019 o antigo pavilhão foi derrubado e deu-se início a construção do novo Salão Paroquial.

Em 27 de novembro de 2020 teve a posse do Pe. Luiz Afonso dos Santos como novo Pároco.

Em 2021 ano dedicado a São José convocado pelo Papa Francisco. Em 01 de maio de 2021 teve o primeiro encontro do Clubinho da Mãezinha do Céu.

Em 07 de novembro de 2021 teve a inauguração do novo Salão Paroquial. Em 19 de dezembro Primeira Noite Natalina Paroquial: Benção da Imagem de Nossa Senhora de Fátima e da Gruta, bem como a Praça da Matriz ao lado da Igreja.

Em 2022 em comemoração ao Padroeiro São José aconteceu a novena e missões em honra ao Padroeiro.