Palmitinho - Paróquia Santa Terezinha | Paróquias
Pároco: Padre Gerônimo Girardi

Decreto Da Criação Da Paróquia Dia 13/06/1961Data De Posse Do Primeiro Pároco: 31/12/1961
Primeiro pároco: Pe. Bruno parisContato Telefone: (55) 3791-1103  E-mail: paroq.stateresinha@yahoo.com.br  palmitinho@diocesefw.com.br Endereço: RUA OLAVO BILAC, 287 - CENTRO  Quantidade de capelas 23 capelas + capela do hospital + Matriz  População do município 6.920 habitantes   `

HISTÓRICO DA PARÓQUIA SANTA TERESINHA DE PALMITINHO

Com a colonização da região formou-se uma comunidade católica de grande devoção, onde esta população, foi primeiramente atendida pelo Monsenhor Victor Battistela, quando foi criada a primeira capela de Santa Teresinha, por volta do ano de 1942, junto à praça Tiradentes, que nos dias de hoje se tornou ponto de referência da comunidade, lugar de orações, de vivência sacramental e de encontros e reuniões comunitárias.

Com o crescimento da comunidade e da fé surgiu o desejo da capela tornar-se Paróquia, bem como a necessidade de aumentar a Igreja que havia sido construída, correspondendo ao seu contexto, o que aconteceu no dia 13 de Junho de 1961, através do decreto editado, foi criada a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Palmitinho.

Depois de se tornar Paróquia, a Igreja Matriz esteve instalada em outros pontos locais, sendo construída uma Igreja de fato, no ano de 1980, localizada no mesmo ponto da Igreja Matriz atual.

Vários Padres passaram pela paróquia, dando sua contribuição ao aumento da fé, da religiosidade e auxiliando no crescimento da comunidade. O primeiro Pároco foi o Pe. Bruno Paris que assumiu no dia 31 de Dezembro de 1960 a atividade de guia espiritual a frente da Paróquia de Palmitinho.

Dando sequência ao seu trabalho de religiosidade, em Março de 1969 o Pe. Luiz Hoffmann; em Julho de 1972 o Pe. Luiz Rockenbach; em Fevereiro de 1975 o Pe. Arlindo Rubert; em Dezembro de 1976 o Pe. José Cancian; em Dezembro de 1976 o Pe. Luiz Quaini; em Março de 1977 o Pe. Belino Costa Beba; em Março de 1977 o Pe. João Batista Salvador; em Fevereiro de 1980 o Pe. José Marchesan; em Março de 1991 o Pe. Augusto Dalcin; em Fevereiro de 1995 o Pe. Waldemar Vaskievicz; em Fevereiro de 2000 o Pe. Nelcir Chies; em Fevereiro de 2005 o Pe. Odêmio Ferrari; em Janeiro de 2006 o Pe. Amadeo Balestrin; e em Abril de 2013, sendo o Pároco atual da Paróquia, o Pe. Gerônimo Girardi.

No ano de 2001, após uma avaliação técnica, formado por arquiteto, engenheiros civis e mecânico, constatou-se que a Igreja Matriz, que não passava por reparos há muitos anos, estava com problemas sérios em sua estrutura, com danos no piso, na parte elétrica, na pintura e no telhado, podendo vir a causar danos materiais e fisicos a comunidade.

Com isso, se deu inicio a obra de reforma e ampliação da Igreja Matriz.

Em Maio de 2001 quando deu-se início a obra de reforma e ampliação, iniciou-se também campanhas e doações com o objetivo de angariar fundos para esta, sendo reinaugurada no dia 05 de Outubro de 2003, com uma solene celebração e um grande festejo, avivando a fé em nossa Padroeira.

Em Março de 2010, buscando novamente melhorar a estrutura da Paróquia Santa Teresinha, deu início a demolição da antiga Casa Paroquial, inaugurada em 11 de Novembro de 1969, a mesma já não estava mais em condições para alocar a Secretaria e a Casa Paroquial. No dia 02 de Outubro de 2011, houve a inauguração da nova Casa e Secretaria Paroquial, onde contou com a presença e bênção de nosso Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Rossi Keller.

Novamente buscando melhorar a infraestrutura, a Paróquia Santa Teresinha, juntamente com seu povo devoto, iniciou mais uma obra grandiosa, a construção de um novo Salão Paroquial. No dia 12 de Abril de 2018 foi realizada a demolição do antigo centro catequético, que foi construído entre os anos 1965 a 1967, que também serviu como Igreja até meados de 1980. Neste mesmo periodo houve a demolição do salão Paroquial, construído por volta de 1993.

Atualmente a obra do novo salão paroquial está em andamento, onde este conta com um espaço de entorno 3.500 m², tendo um salão principal com capacidade para 2.000 pessoas, um salão secundário com capacidade para 300 pessoas, um centro de formação, que será utilizado para encontros de catequese, reuniões e formações, e por fim, com três salas comerciais, que no presente momento já estão locadas.

Hoje o município de Palmitinho conta com uma população um pouco mais de 7.000 habitantes, sendo destes, aproximadamente 75% Católicos. Hoje a Paróquia possui 23 comunidades e mais a Igreja Matriz.