A Paróquia São João Batista foi criada no dia 12 de março de 1972. Foi desmembrada integralmente da Paróquia Santo Antônio, com sede em Palmeira das Missões. O primeiro pároco foi o Pe. Mário Marzari, de nacionalidade italiana, pertencente à Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. Novo Barreiro era, na época, distrito de Palmeira das Missões. A Paróquia, sempre foi atendida por padres pertencentes a essa Congregação.
Paróquia São João Batista: Uma Jornada de Fé e Comunidade
A história da Paróquia São João Batista, localizada em Barreiro, hoje Município de Novo Barreiro, teve início em 1971, com os preparativos para a criação da nova sede paroquial, desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões.
Em fevereiro de 1971, começaram as atividades de organização para a criação da nova paróquia. Uma pequena comissão foi formada, coordenada pelo Padre Mário Marzari, da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, com o apoio da Professora Lucila Regina Theisen, responsável pelo processo de emancipação.
Quinze capelas foram destinadas à futura Paróquia de Barreiro. As comunidades dessas capelas foram visitadas mensalmente para celebrações de missas, batizados, casamentos e formação de equipes de diretoria, liturgia e catequese, com a colaboração especial da catequista Nair Sineide Ludvig.
Durante o ano, o Padre Mário Marzari e alguns membros das comunidades visitaram todas as famílias residentes nas localidades onde se encontravam as capelas. Nesse período, também foi construída a casa paroquial ao lado da igreja, que passou por reformas.
No final de 1971, a comissão concluiu sua tarefa e deu parecer favorável à criação da nova paróquia. Em 8 de março de 1972, o Bispo Diocesano Dom Bruno Maldaner expediu o decreto de criação da Paróquia São João Batista, que foi oficialmente instalada no dia 12 de março de 1972, com uma solene celebração eucarística, quando o bispo empossou o primeiro pároco, Padre Mário Marzari.
Assim, nascia a Paróquia São João Batista de Barreiro, que ao longo dos anos cresceu e produziu frutos abundantes. Em seus 52 anos de fundação, a paróquia se destaca como uma comunidade forte na fé, esperança e comunidade.
Párocos e Vigários paroquiais que serviram na Paróquia São João Batista: (Todos da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales)
- Padre Mário Marzari (1972-1982)
- Padre Tomé Hallan (1982-1984)
- Padre João Van Antwerpen
- Padre José Evers (1984-1986)
- Padre Paulo Cerioli (1986-1991)
- Padre Antônio Tamari (1991-1992)
- Padre Paulo Cerioli (1992-1994)
- Padre Aldino Kiesel (1994-1995)
- Padre Marcos Sieferman
- Padre José Evers (1995-1999)
- Padre Ary Hartmann (1999-2006)
- Padre Joel Koch Tasso (2006-2013)
- Padre Roque Bisognin (2013-2014)
- Padre Wilfrido Mosquera e Padre Jude J. Louis (2014-2016)
- Padre Wilfrido Mosquera e Padre Charles G. Borges (2016-2017)
- Padre Charles Borges Gonçalves e Padre David (2018-2020)
- Padre Charles Borges Gonçalves e Padre Misler (2020-2022)
- Padre Carlos Martins de Borda (2023-2024)
Comunidades da Paróquia São João Batista:
- Santa Rita (Passo Raso)
- São Francisco de Sales (Quebrado)
- Santos Três Mártires (Linha Três Mártires)
- Santo Antônio (Linha Biriva)
- Nossa Senhora do Rosário (Posse dos Camargo)
- Nossa Senhora de Fátima (Linha Jogareta)
- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Poço Preto)
- Santa Catarina (Linha Chicate)
- Santa Terezinha (Distrito Santa Terezinha)
- Nossa Senhora da Salete (Três Passinho Baixo)
- São Sebastião (Três Passinho Alto)
- São Paulo (Bela Vista)
- Nossa Senhora da Saúde (Cidade de Novo Barreiro)
- Nossa Senhora Aparecida (Coxilha Rural)
- São Judas (Alto União)
- Nossa Senhora das Dores (Volta Braba)
- Igreja Matriz São João Batista
Agradecemos a todos que contribuíram para a Paróquia São João Batista que desde o início foi atendida pelos Oblatos de São Francisco de Sales. Gratidão aos que continuam participando atualmente. Que Deus continue a abençoar e proteger nossa comunidade paroquial.
Lembramos a letra da canção: “Põe a semente na terra... não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”.