Novo Barreiro- Paróquia São João Batista | Paróquias
Pároco: Padre Carlos Martins de Borba,OFSM

A Paróquia São João Batista foi criada no dia 12 de março de 1972. Foi desmembrada integralmente da Paróquia Santo Antônio, com sede em Palmeira das Missões. O primeiro pároco foi o Pe. Mário Marzari, de nacionalidade italiana, pertencente à Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. Novo Barreiro era, na época, distrito de Palmeira das Missões. A Paróquia, sempre foi atendida por padres pertencentes a essa Congregação.

Paróquia São João Batista: Uma Jornada de Fé e Comunidade

A história da Paróquia São João Batista, localizada em Barreiro, hoje Município de Novo Barreiro, teve início em 1971, com os preparativos para a criação da nova sede paroquial, desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões.

Em fevereiro de 1971, começaram as atividades de organização para a criação da nova paróquia. Uma pequena comissão foi formada, coordenada pelo Padre Mário Marzari, da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, com o apoio da Professora Lucila Regina Theisen, responsável pelo processo de emancipação.

Quinze capelas foram destinadas à futura Paróquia de Barreiro. As comunidades dessas capelas foram visitadas mensalmente para celebrações de missas, batizados, casamentos e formação de equipes de diretoria, liturgia e catequese, com a colaboração especial da catequista Nair Sineide Ludvig.

Durante o ano, o Padre Mário Marzari e alguns membros das comunidades visitaram todas as famílias residentes nas localidades onde se encontravam as capelas. Nesse período, também foi construída a casa paroquial ao lado da igreja, que passou por reformas.

No final de 1971, a comissão concluiu sua tarefa e deu parecer favorável à criação da nova paróquia. Em 8 de março de 1972, o Bispo Diocesano Dom Bruno Maldaner expediu o decreto de criação da Paróquia São João Batista, que foi oficialmente instalada no dia 12 de março de 1972, com uma solene celebração eucarística, quando o bispo empossou o primeiro pároco, Padre Mário Marzari.

Assim, nascia a Paróquia São João Batista de Barreiro, que ao longo dos anos cresceu e produziu frutos abundantes. Em seus 52 anos de fundação, a paróquia se destaca como uma comunidade forte na fé, esperança e comunidade.

Párocos e Vigários paroquiais que serviram na Paróquia São João Batista: (Todos da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales)

• Padre Mário Marzari (1972-1982)
  • Padre Tomé Hallan (1982-1984)
  • Padre João Van Antwerpen
  • Padre José Evers (1984-1986)
  • Padre Paulo Cerioli (1986-1991)
  • Padre Antônio Tamari (1991-1992)
  • Padre Paulo Cerioli (1992-1994)
  • Padre Aldino Kiesel (1994-1995)
  • Padre Marcos Sieferman
  • Padre José Evers (1995-1999)
  • Padre Ary Hartmann (1999-2006)
  • Padre Joel Koch Tasso (2006-2013)
  • Padre Roque Bisognin (2013-2014)
  • Padre Wilfrido Mosquera e Padre Jude J. Louis (2014-2016)
  • Padre Wilfrido Mosquera e Padre Charles G. Borges (2016-2017)
  • Padre Charles Borges Gonçalves e Padre David (2018-2020)
  • Padre Charles Borges Gonçalves e Padre Misler (2020-2022)
  • Padre Carlos Martins de Borda (2023-2024)

Comunidades da Paróquia São João Batista:

• Santa Rita (Passo Raso)
  • São Francisco de Sales (Quebrado)
  • Santos Três Mártires (Linha Três Mártires)
  • Santo Antônio (Linha Biriva)
  • Nossa Senhora do Rosário (Posse dos Camargo)
  • Nossa Senhora de Fátima (Linha Jogareta)
  • Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Poço Preto)
  • Santa Catarina (Linha Chicate)
  • Santa Terezinha (Distrito Santa Terezinha)
  • Nossa Senhora da Salete (Três Passinho Baixo)
  • São Sebastião (Três Passinho Alto)
  • São Paulo (Bela Vista)
  • Nossa Senhora da Saúde (Cidade de Novo Barreiro)
  • Nossa Senhora Aparecida (Coxilha Rural)
  • São Judas (Alto União)
  • Nossa Senhora das Dores (Volta Braba)
  • Igreja Matriz São João Batista

Agradecemos a todos que contribuíram para a Paróquia São João Batista que desde o início foi atendida pelos Oblatos de São Francisco de Sales. Gratidão aos que continuam participando atualmente. Que Deus continue a abençoar e proteger nossa comunidade paroquial.

Lembramos a letra da canção: “Põe a semente na terra... não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”.