Miraguaí - Paróquia Senhor Bom Jesus | Paróquias
Pároco: Pe.Rafael Liberalesso

HISTÓRICO DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS MIRAGUAI

A Paróquia Senhor Bom Jesus teve inicio com a criação da primeira capela no dia 21/09/1958 por diversas pessoas que aqui moravam. No dia 25/01/1978 emitiu-se o Decreto da Criação, em 26/02/1978 a instalação com mais 14 comunidades entre elas também nossos irmãos indigenas da reserva do Guarita pelo Bispo Dom Bruno Maldaner. No dia 05/09/1982 foi inaugurada a Igreja Matriz, ela permaneceu em obras por 09 anos.

Nosso primeiro Pároco foi Pe. Luis José Haas e Pe. Bartolomeu Meliá que se dedicou ao trabalho com os Indios; na sequência vieram Pe. Vitor Götz, Pe.Erno Luetkemeyer Pe. Pedro Norbero Link, sendo ele responsável pela reforma geral de nossa igreja Matriz, padres esses pertencentes a Ordem dos Jesuítas.

Tivemos também no dia 09/04/1983 a do salão paroquial onde até hoje comemora-se os festejos em honra nosso padroeiro Senhor Bom Jesus que é celebrado no dia 06/08, sendo também construido nesse período o Centro de formação onde até os dias de hoje reuni-se as crianças para a catequase. No dia 10/01/2003 assume a Paróquia o primeiro padre Diocesano Pe. Ilario Silvestre Barbieri e na sequencia vieram também os Padres Vendelino Alcebiades Crestanello; Pe.Evandro Lazaretti como administrador Paroquial juntamente com os Padres Márcio Preus e Joao Ademir Ferrari, por um curto periodo até tomar posse Pe. Gilmar Zanatta. Após esse período assume Pe. Danilo Rodrigues Nholla que com a ajuda da comunidade fez também a reforma da casa paroquial.

Em 04/10/2019 toma posse Pe. Cláudio Miro Monteiro, anos difíceis no mundo inteiro que foi abalado pela intensa Pandemia do Covid 19, mas que muito empenho, dedicação e discernimento conseguiu manter nossa Paróquia com bom funcionamento. Hoje temos como Pároco Pe. Rafael Andrei Romitti Liberalesso que foi desafiado pelo Bispo Dom António Carlos Rossi Keller a fazer algumas reformas em nossa Igreja matriz, proposta esta aceita pela comunidade e realizada.

Atualmente compõe a paróquia as seguintes comunidades: Cap N° S de Lurdes de Irapua; Cap N Sr de Fátima de Col. Nova; Cap N Sr de Fátima de Esquina Ouro: Cap" São Pedro de Sitio Gabriel; Cap" Santo Antônio de Bela Vista; Cap Bom Pastor de Lajeado Moinho; Cap São Luis de Linha Progresso; Cap São Roque de Lajeado Mangueirão; Cap São Paulo de Linha São Paulo; Capelas N Sr da Saúde e N Sr Aparecida de Agua Fria; Cap N Sr da Salete de Coxilha Ouro; Cap N Sr do Perpétuo Socorro do Bairro Esperança; Cap Santa Teresinha de Tronqueiras; Cap n' Sr Aparecida do Km 10 sendo essa na Reserva Indigena.

Muitos sacramentos foram realizados nestes anos todos. Tivemos a graça de presenciar a ordenação de dois Padres e a consagração de três irmãs Religiosas.

Muitas dificuldades foram enfrentadas,mas com a ajuda dos padres que aqui estiveram e com a graça de Deus foram vencidas. Nossa Paróquia conta com o serviço de muitos Ministros Extraordinários da Eucaristia, Catequistas e Coroinhas, que com sua doação ajudam a Evangelizar.

Agradecer sempre ao Senhor Bom Jesus é nosso dever de Cristão, pois sem ELE nossa luta não teria sentido. Que ELE abençoe nossa Paróquia e também nossa Diocese pelo seus 60 anos de existência.

No dia 26 de fevereiro de 1978 foi instalada a PAROQUIA SENHOR BOM JESUS de Miraguai pelo bispo d. Bruno Maldaner.O primeiro pároco foi o Pe.Luis Haas seguidos pelos Pe.Vitor Götz ,Erno luetkemeyer,Pedro Norberto Link, Ilario Barbieri, Vendelino Crestanello,Evandro Lazaretti,Márcio Preus João Ferrari. Atualmente é pároco o Pe. Rafael Liberalesso .Quantidade de capelas: 14: População do município: 4.855 habitantes