Cerro Grande - Paróquia Nossa Senhora das Graças | Paróquias
Pároco: Pároco- Frei Antonio Lorini

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

CERRO GRANDE – RS / NOVO TIRADENTES - RS

Desde o início do povoamento de Cerro Grande- RS e Novo Tiradentes – RS a religião católica foi sempre muito praticada pelos moradores e colonizadores. A localidade sempre foi atendida por sacerdotes vindos de outros municípios, de início pelos padres missionários oriundos de Palmeira Das Missões – RS, e nos últimos anos antes de ser criada a paróquia, era atendida pelos sacerdotes, de Rodeio Bonito - RS. A paróquia nesta localidade, foi fundada 1 ano antes da emancipação política do município de Cerro Grande – RS e 3 anos antes da emancipação política do município de Novo Tiradentes - RS. A fundação se deu em 1º de janeiro de 1989 pelo Bispo Dom Bruno Maldaner que redigiu o Decreto de Criação, e no dia 12 de fevereiro foi instalada a Paróquia, juntamente com a posse do pároco Pe. Antônio Parrisotto.

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora Das Graças é composta por 21 comunidades, localizadas nos municípios de Cerro Grande e Novo Tiradentes: Matriz Nossa Senhora Das Graças (Centro de Cerro Grande), Capela Nossa Senhora das Dores (Linha Bella Vista), Capela Nossa Senhora dos Navegantes (Linha Via Barca), Capela São José (Linha Millioransa) Capela São Francisco (Linha São Francisco), Capela Nossa Senhora Da Saúde (Linha Boa Vista), Capela I.M.C (Esquina Raimundi), Capela S.C.J – Barra Do Bugre, Capela Nossa Senhora do Caravágio (Linha Buratti), Capela Santo António (Linha Schimith), Capela São Roque (Linha Tonin) Capela S.C.J (Rincão Das Flores), Capela São João Maria Vianey (Linha São João), Capela Nossa Senhora Aparecida (Linha Aparecida), Capitel Santo António (Bocó Do Zatti), Capela São José (Linha São José), Capela N° Sr° De Lourdes (Centro de Novo Tiradentes), Capela Santa Lúcia (Pilão  de Pedras), Capela São Paulo (Linha São Paulo), Capela Nossa Senhora de Salete (Linha Sanga Feia), Capela Santo António (Linha Pito Acesso)

Desde o início desta paróquia, há 33 anos atrás, sempre os sacerdotes diocesanos foram os responsáveis pelo pastoreio destas almas. 10 sacerdotes já foram designados como párocos da Paróquia Nossa Senhora Das Graças: O primeiro pároco, Pe. Antonio Parizzoto, esteve entre a data da fundação até 1990. O segundo pároco, Pe. Gilmar Zanatta, esteve entre 1990 até 1993. O terceiro pároco, Pe. Guido Amadeu Londero, esteve entre 1993 até 1995. O quarto pároco, Pe. Silvério Klassen, esteve entre 1995 até 2002. O quinto pároco, Pe. Franck Luís Franciscato, esteve entre 2002 até 2007. O sexto pároco, Pe. Hilário Silvestre Barbieri entre 2007 até 2012, o sétimo pároco, Pe. Marcos Vinicius B. de Aquino, esteve entre 2012 a 2013, o oitavo pároco, Pe. Neimar Demarco atuou como pároco os 7 primeiros meses de 2013. O nono pároco, Pe. Mauricio Karpinski entre agosto de 2013 até o final de 2016. O decimo pároco, Frei Antonio Carlos Lorini iniciou seu pastoreio paroquial em 2016.

A comunidade assumiu o compromisso e no dia 1º de janeiro de 1989 o Bispo Dom Bruno Maldaner redigiu o Decreto de Criação e no dia 12 de fevereiro foi instalada a Paróquia, juntamente com a posse do pároco Pe. Antônio Parrisotto.