Reitoria Nossa Senhora de Lourdes - Osvaldo Cruz | Paróquias
Pároco: Cônego Carlos Alberto Pereira da Silva

Reitoria Nossa Senhora de Lourdes - Distrito de Osvaldo Cruz

A colonização que deu origem ao Distrito de Osvaldo Cruz é a mais antiga implantada, os primeiros agricultores chegaram a partir do ano 1918.

A primeira missa em Osvaldo Cruz foi celebrada no recém construído cemitério da comunidade, no dia 18 de maio de 1921, pelo Padre Manoel Roda de Palmeira das Missões, a segunda em 02 de outubro de 1923. pelo Padre Manuel Gómez Gonzalez de Nonoal.

A primeira capela teve início em 1922, construída em madeira, devido a revolução teve atrasos em seus serviços, sendo concluída em 1924.

Em 1950 fol iniciada a construção da primeira capela em alvenaria, concluída em tempo record em 1951. sendo também a primeira Igreja de alvenaria da Diocese de Frederico, que na época ainda pertencia a Diocese de Santa Maria.

Em 1961 a capela de Osvaldo cruz deixou de pertencer a Paróquia de Seberi para fazer parte da então criada Paróquia de Taquaruçu do Sul.

Sem entender até hoje o que levou a demolição da Igreja antiga em 7 de maio de 1981, teve início a construção da nova Igreja. Ao lado da Igreja foi construída uma gruta de pedras, que a partir do ano de 1973 foi iniciada a Romaria em Honra a Nossa Senhora de Lourdes; e em 1998 a comunidade aceitando um novo desafio iniciou também a

Romaria Diocesana do Enfermo.

No domingo dia 30 de dezembro de 2012 a então capela deixou de pertencer a Paróquia de Taquaruçu do Sul, sendo criada e instalada a Reitoria Nossa Senhora de Lourdes de Osvaldo Cruz, a missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Rossi Keller, o qual sentiu a necessidade da criação da nova Reltoria, em suas palavras ele colocou a importância de cuidar desse local "Hoje vocês, povo de Osvaldo Cruz não estão ganhando um presente, e sim uma responsabilidade" sendo para a comunidade uma grande honra.

O então Cônego Jacson Rodrigo Pinheiro assumiu nesse mesmo dia como o primeiro Reitor, tendo a responsabilidade junto com o povo em fazer a Reitoria crescer como comunidade cristã.

Em 1 de abril de 2013, devido ao falecimento do Cônego Jacson Rodrigo Pinheiro, assumiu como Reitor o Padre Amadeo Balestrin, ficando alguns meses, até a posse do Padre Antônio Angelo Dalpiva.

Por motivos de doença do Padre Angelim, O Cônego Carlos Alberto Pereira assumiu como Reitor no dia 09 de fevereiro de 2018, até os dias de hoje.

No ano de 2018 o Cônego Carlos Alberto Pereira sentiu a necessidade de uma nova reforma na estrutura da igreja, sendo remodelada a parte externa, a parte interna também teve algumas modificações como uma linda pintura feita para engrandecer o Altar.

OSVALDO CRUZ, 24 DE JUNHO DE 2022