PALMEIRA DAS MISSÕES - MISSA DAS CRIANÇAS
“Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5,9)

08/11/2023 às 11:21h

No dia 04 de novembro a Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões celebrou a Solenidade de Todos os Santos com missa envolvendo dezenas de crianças e adolescentes vestidos de santos e santas. Com Evangelho do dia a assembleia foi convidada a refletir sobre as Bem-aventuranças. Entre os ensinamentos está, “Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus.” O que indica “a condição de harmonia da pessoa consigo mesma, com Deus e com aquilo que a rodeia. A paz é antes de tudo um presente de Deus, mas essa também depende da nossa adesão”. Os pais e familiares aceitaram a promover a paz ao vestirem seus filhos de Santos e Santas, representando a imagem dos que amaram Jesus, e, com fé propagaram a mensagem do Evangelho.

Anualmente, as famílias (motivadas pelo pároco) se preparam para a linda celebração, momento que nos convida a sair da indiferença para nos tornarmos construtores da paz, da concórdia, começando por nós mesmos e ao nosso redor (família, trabalho, amigos, comunidade).  E, principalmente ensinando, semeando e fortalecendo a fé no coração das crianças e adolescentes.

Celebrar a solenidade de Todos os Santos é homenagear, honrar todos os cristãos que pelo exemplo de vida, doação, renuncia, entrega, fé e amor testemunharam Jesus Cristo, aceitando os riscos, o martírio, superando o medo, mantendo a alegria de levar a todos a Palavra da Salvação. Escolhemos alguns santos ou santas para serem nossos intercessores. A maior entre todos é Maria, a mãe de Jesus, que recebe várias denominações de acordo com o lugar onde apareceu, como: N.S. Aparecida, N.S. de Fátima, Lurdes, Guadalupe. Temos também Santo Antônio, São José, São Bento, Santa Rita de Cássia, Santa Clara etc.

Todos os batizados são chamados a ser santos. Seguir Jesus Cristo, viver e dar a conhecer o Evangelho. Somos convidados à santidade, caminho normal dos discípulos missionários de todos os tempos. A busca pela santidade é luta diária. É preciso crescer na virtude, no tratar e acolher o irmão. Santa Teresinha nos ensina a fazer tudo que está ao nosso alcance, por amor a Deus e à Igreja. Santa Teresa de Calcutá nos ensina: “No fim das contas, não é o que fazemos, mas com que amor fazemos cada coisa, pois “tudo é entre ‘mim e Deus’, ‘você e Deus’”.

De acordo com os exemplos dados, com a semente plantada, as nossas crianças crescem na fé e no amor a Jesus, honrando seus santos e santas.  A missa presidida pelo Pároco Padre Nildo Moura de Melo, aconteceu na Igreja Matriz Santo Antônio e contou na organização com a participação do Setor de Catequese; Geração Samuel; Grupo de Coroinhas e Acólitos; Infância e Adolescência Missionária.

Fonte: (Cleusa Medianeira da Cruz Bueno- PASCOM / Fotos: Fernanda S. Vergutz)