“Como queres continuar servindo a Deus depois de tudo o que fizeste?” Quantas vezes essa frase já ressoou na sua consciência após cairdes na pornografia ou masturbação? Quantas vezes já tiveste a tentação de largar tudo pelo sentimento de frustração após esses pecados? Bem, não desanimes. A lógica do pecado-frustração é o meio que o demônio utiliza para cauterizar consciências e fazer com que a pessoa se afaste progressivamente de Deus. Há solução e é preciso lutar. Tu estás disposto a colaborar com a graça de Deus?
A indústria pornográfica é uma das mais lucrativas do mundo. Ela movimenta milhões de dólares a um custo que dificilmente se está acostumado a ponderar. Há uma íntima ligação entre pornografia e tráfico humano, sendo que boa parte das mulheres atrizes nessas cenas, são vítimas dessa tragédia, e, não possuindo condições de vida digna em um país estrangeiro, se submetem a drogas, bebidas, maus tratos, enfim, uma série de ações desumanas que lhes são infligidas. “Ao ver pornografia, não estamos apenas nos envolvendo com lascívia; também podemos estar participando de violações dos direitos humanos”.[1]
A pornografia é uma busca pela saciedade de um vazio interior que clama por plenitude. Ela quer suprir algo real, todavia, acaba encontrando na irrealidade do “sexo das telas”, um círculo vicioso. É muito fácil ter contato com imagens e vídeos pornográficos hoje em dia, afinal, a sociedade encontra-se “pornificada”. Os anúncios das telas e outdoors fazem a sexualidade da pessoa ficar tão acostumada com os dados sensuais, que ao ver pornografia explícita, se sente estar realizando uma ação normal, que todos fazem. Além disso, a sensação de segurança e o anonimato que as telas passam ao espectador, fazem com que ele se sinta um “garanhão”, verdadeiramente homem, quando, na verdade, o anonimato proporciona a perda da sensibilidade sexual e do verdadeiro sentido do sexo, que foi querido e estruturado por Deus. Em suma, o usuário quer ser o alfa e acaba por demonstrar sua covardia.
A relação sexual é uma ação sagrada que não está limitada ao “ato sexual”. Nesse sentido, a pornografia e a masturbação são militantes contra o amor que envolve toda a relação de um casal.
O sexo na pornografia é apenas uma atividade física, nada mais. Mas o sexo real, o sexo como Deus designou, é a celebração e o clímax – literalmente – de um relacionamento. O sexo piedoso faz parte de um pacote que inclui conversar, compartilhar, tomar decisões juntos, chorar juntos, trabalhar juntos, rir juntos e perdoar um ao outro.[2]
A pornografia e a masturbação destroem a visão da pessoa humana e “sexualizam” as relações. Homens e mulheres começam a ver o outro como objetos a serem usados e descartados. Além disso, nas relações familiares, esses problemas tendem a ser mais perniciosos, onde o casal perde o interesse um pelo outro e começa a encarar o sexo não mais como a celebração do amor, mas uma reencarnação da pornografia, tentando transpor a irrealidade vista nas telas para o sexo real.[3]
Entretanto, por mais absurda e perniciosa que possa ser a vida dos viciados em pornografia e masturbação, não há por que perder as esperanças. Deus pode mudar toda a história de uma vida e curar os vícios se houver cooperação com sua graça. Ele pede que confiemos e lutemos, por isso, não basta somente pedir a Deus que liberte das ocasiões, é preciso afastar ocasiões de pecado, purificar o imaginário, cortar os meios fáceis de ver pornografia, enfim, acabar com aquilo que está acabando comigo. Deus nunca te abandonara, mas é preciso coragem para admitir que se está errado e procurar ajuda. A pornografia é um câncer que precisa ser tratado pelo Médico de almas, Jesus Cristo. Não deixe ela te matar, lute; há tempo! Reze, confie e seja intrépido para bucar a mudança e Deus corresponderá ao esforço.