O ESCAPULÁRIO DO CARMO

09/11/2023 às 10:48h

 O escapulário do Carmo é uma das mais ricas devoções marianas que a igreja possui é uma das práticas de piedade que mais atrai os devotos marianos; muito por conta de que esta devoção mariana como tantas outras tem o seu fim no Cristo, desta forma conduz os devotos a uma mudança de vida a viverem segundo o espírito; não mais segundo a carne (Rm 8, 13). Além disto o escapulário é um sacramental, ou seja, um grande e lindo sinal sagrado instituído pela igreja em prol dos fiéis.

A própria Virgem Maria ao presentear o escapulário diz: “Recebe, filho amado, este escapulário...” é um presente de uma boa mãe que busca sempre auxiliar nas dificuldades dos seus filhos que se fazem fiéis a Ela.

Desde o instante que São Simão Stock recebeu o escapulário da própria Virgem Maria ele vem sendo uma grande arma contra os males do demônio e os do mundo; em outras palavras é um grande sinal do amor da Mãe de Deus, a cada fiel que o usar com devoção, e fidelidade. Nossa Senhora mesmo diz a São Simão que os fiéis que morrerem com ele e forem devotos alcançariam o céu sete dias após a morte: “Eu, a Mãe da Graça, virei no sábado seguinte após sua morte e libertarei a quem encontrar no purgatório, de modo que eu possa guiá-lo ao santo monte da vida eterna”.

São Simão é um grande santo da Igreja e como todo grande santo tem  a sua fé no Cristo alicerçada nesta boa Mãe que não mede esforços para ajudar seus filhos, o santo rogou a mãe pedindo um sinal visível da proteção Materna, Ela como grande mãe atende a este pedido; fazendo jus ao que São Bernardo fala “Quem recorreu à vossa proteção não foi por vós desamparado...” Percebemos então, o maior presente de Cristo a cada um de nós, “Mulher, eis aí o teu filho... filho eis aí tua Mãe” (Jo 19, 26-27) dar a cada um, à sua própria mãe, como medianeira de todas as graças.

Como toda boa devoção mariana é cristocêntrica, esta devoção ao escapulário do Carmo não fica para trás, vemos que no próprio escapulário temos a imagem de Nossa Senhora como o Menino Jesus no colo; ao utilizarmos essa belíssima devoção estamos à mercê dos cuidados maternos da mãe e em perfeita intimidade como o próprio Cristo. Por estes motivos e pela promessa de Maria vemos o porquê o uso do escapulário do Carmo nos ajuda a buscarmos com simplicidade e ânimo a Bem Aventurança Eterna, além de nos remeter ao Cristo o uso contínuo dele nos proporciona o hábito da fé, nos leva a dizer de todo coração como o profeta Isaías “aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para frente sem se fatigar” (Is 40, 31). Sendo o escapulário do Carmo um presente da própria Bem aventurada Virgem Maria o usamos com todo fervor e devoção confiando nessa boa Mãe que não cessa de rogar por nós ao Cristo Jesus.

Fonte: Diogo Dalla Nora - Seminarista estudante de teologia em Viamão
Fotos