PANE NA EVANGELIZAÇÃO

01/07/2025 às 11:16h

Todos sabem que pane significa avaria, estrago, ruptura, parada. É o que se observa na evangelização. Não estamos procurando os culpados, que podem ser eu que escrevo ou o Sr. que lê. Pretendemos pôr os olhos no efeito que, segundo os últimos dados do IBGE, nos deixa aflitos e preocupados. Baixou assustadoramente o número de católicos no Brasil. De 2010 para 2022 os que se declaram católicos caíram de 65% para 56,7%. E isto que no passado, os brasileiros que se diziam católicos eram mais de 90%. Já o número de evangélicos subiu de 21,6% para 26,9%. Também é preocupante o número de ateus que pulou de 7,9% para 9,3%.

Em todo o caso, na região Sul do País, o levantamento de pessoas católicas é de 62,4%. Em Frederico Wesphalen, as estatísticas são auspiciosas, acusando um contingente de 82% de católicos. Não é nosso intuito criticar a elevação numérica dos irmãos evangélicos e pentecostais. Apenas, deixam preocupantes os católicos com o seu expressivo emagrecimento. E para piorar a situação, foi também constatado que o Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de Terreiros de Umbanda em todo o Brasil, superando a própria Bahia. São dados que certamente farão  entristecer o Clero e exigir dele uma séria reflexão.

Muitos apartearão que não interessa a quantidade e sim a qualidade. Óbvio, mas se analisarmos a vivência cristã dos católicos percebe-se um comportamento estranho, pois a frequência aos Sacramentos, e especialmente à Missa dominical é alarmante. E agora, adentro um assunto deveras arrepiante. O surgimento dos bebês REBORN. No passado, na eleição de um Papa, este declarou como seu mantra e foco religioso a “Transformação do mundo de selvagem em humano e de humano em divino”. Expressiva parcela da população mundial vivia uma existência ainda Selvagem. Sem contato com a civilização, totalmente analfabeta, nu, e em algumas regiões, antropófaga, alimentando-se de carne humana. Usando um vocabulário rude, dir-se-ia quase como animais selvagens.

Pois agora aparecem as bonecas REBORN. Na língua inglesa BORN significa nascido e o RE poder-se-ia traduzir por Novamente. Constata-se uma regressão da pessoa de Humana para Animal, e de Animal para Coisa, objeto, um ente de gesso. Mas com status de Humana. Já casos houve que estão exigindo no SUS, tratamento humano das bonecas REBORN com Consultas e Remédios. O Ser Humano, criado à imagem e semelhança de Deus, desce para um nível de coisa. Aconteceu inclusive que, uma pessoa  se ‘animalizou’ afirmando que se sentia cachorro. Consultou um veterinário, requerendo trato  canino. Inimaginável. E pretendia uma ação judicial. Se sou juiz, mando acorrentar o peticionário e encarcerá-lo num canil!

São tempos intrigantes. A sociedade sem Deus, nivela-se aos bichos. Pior, nivela-se a uma coisa. Faz-se necessário e urgente uma nova EVANGELIZAÇÃO, mais vibrante, ouso dizer, feroz. A CNBB, os Bispos, os Párocos, os Movimentos Leigos tem de adotar uma postura apostólica: “Ide, pregai – que foi isso que vos mandei”!!! (Mc 16,15)

Fonte: Lirio Zanchet