EMAÚS
Histórico do Emaús da Diocese de Frederico Westphalen

13/09/2023 às 11:09h

 

Na Diocese de Frederico Westphalen o primeiro curso de Emaús Masculino aconteceu nos dias 19 a 22 de março de 1998 e o Emaús Feminino em 26 a 29 de março de 1998 por iniciativa do então Bispo Dom Bruno Maldaner, que aspirava um movimento capaz de evangelizar os jovens universitários. 

Auxiliados por Monsenhor Urbano Ziles, os primeiros grupos de jovens, masculino e feminino, separadamente, participaram do Emaús no município de Esteio, para posterior implantação na Diocese de Frederico Westphalen, em 1998. O impacto desses jovens na Diocese se reflete, atualmente, nas paróquias de oito municípios da região. Nosso enriquecimento espiritual vem das reuniões semanais ou mensais (escolas de vivências e escolas missionárias), Maranathas, escolas de formação, retiros, assim, temos jovens catequistas, ministros da Eucaristia, jovens atuantes em várias frentes da comunidade agindo como pessoas conscientes na realização de um mundo mais fraterno e solidário. 

As dificuldades que encontramos pelo caminho em nada difere de outras aldeias de Emaús. Conflitos familiares, consumo de drogas, ateísmo, desigualdade de oportunidades são alguns obstáculos, entre outros que cada vez mais se acentuam na convivência de uma sociedade sem Cristo. 

Houveram vários padres que contribuíram como Diretor espiritual, e atualmente nosso apoio vem do Padre Lucas Rafael Fôlego. Vários casais também ajudaram a manter o movimento ativo na presidência: Gema Zanatta Danielli e Ivo Danieli (durante 14 anos de 1998 a 2012); Eugênio e Inês Poltronieri; Lúcia e Célsio Holz, Élcio e Márcia Pessota Hanauer e, no momento atual, Gilmar e Ana Lucia Rodrigues Guterra.

Os cursos são realizados anualmente, com a participação de jovens das seguintes paróquias e/ou municípios: Seberi, Palmitinho, Vista Alegre, Rodeio Bonito, Cristal do Sul, Cerro Grande, Humaitá, Três Passos, Frederico Westphalen, buscando levar o Cristo e Sua palavra a todos.

Em 2023, nosso Movimento completa 25 anos de existência, nosso Jubileu de prata, será um ano festivo na Diocese, um tempo de graça divina. E assim, o Emaús da Diocese de Frederico Westphalen vai seguindo sua missão evangelizadora de anunciar Cristo a toda a juventude de nossa Diocese fiel àquilo que se propõe frente à juventude e à nossa Igreja Católica.

Fonte: ASCOM - FREDERICO DE WESTPHALEN
Fotos