O TEMPO DA PÁSCOA

09/04/2024 às 15:29h

O principal objetivo da Sagrada Liturgia para o Tempo Pascal é a celebração alegre e proveitosa do acontecimento fundamental de nossa fé, a ressurreição de Jesus Cristo.

Este período litúrgico, que se estende por sete semanas, começa na Vigília do Domingo de Páscoa e culmina com a grande celebração de Pentecostes. Durante esse tempo, nós, os católicos, somos convidados a mergulhar profundamente no mistério da ressurreição e a viver de acordo com suas implicações, seja em nossas vidas pessoais como também na vivência comunitária.

A ressurreição de Cristo é o cerne da fé cristã, pois demonstra o poder de Deus sobre a morte e o triunfo da Graça sobre o pecado. Na liturgia pascal, os fiéis são convidados a renovar sua fé na vitória de Cristo sobre o mal e a morte, e a reforçar a espera alegre da vida eterna.

Já durante a Semana Santa, especialmente no chamado Tríduo Pascal, que faz parte do Tempo da Páscoa, vivemos um período de intensa reflexão e contemplação, no qual pudemos acompanhar Jesus em sua paixão, morte e ressurreição. Através dos ritos litúrgicos, como a comemoração do Domingo de Ramos, a celebração da Ceia do Senhor na 5ª feira santa, a celebração da Paixão e Morte do Senhor, na 6ª feira santa, e a Celebração da Páscoa da Ressurreição, somos convidados a reviver os eventos que nos trouxeram a salvação, e a renovar nosso compromisso de vida com Jesus.

Além disso, o Tempo Pascal é uma época de alegria e esperança, na qual somos chamados a testemunhar a ressurreição de Cristo em nossas vidas. É o tempo de renovar nosso empenho em viver como verdadeiros discípulos de Jesus, compartilhando seu amor e misericórdia com os outros e sendo testemunhas da alegria e da esperança que Ele trouxe ao mundo.

A liturgia pascal também enfatiza a importância do sacramento da Eucaristia, no qual os fiéis participam do corpo e sangue de Cristo ressuscitado. Ao recebermos a Eucaristia, somos fortalecidos em nossa fé e capacitados a viver como membros do corpo de Cristo, que é a Igreja, no mundo.

Assim sendo, o Tempo Pascal é um período de renovação espiritual, no qual os fiéis são convidados a se arrependerem de seus pecados e a se voltarem para Deus com um coração contrito. Através do sacramento da reconciliação, que deve ser recebido sempre que tivermos pecados graves, temos a oportunidade de experimentar a misericórdia e o perdão de Deus e de renovar nosso compromisso de seguir a Cristo, vivendo a Graça Batismal.

Fonte: Dom Antonio Carlos Rossi keller