MENSAGEM PARA A PÁSCOA DE 2024

18/03/2024 às 16:16h

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,
Neste ano, mais uma vez, ressoa de forma poderosa e persuasiva, o anúncio mais formidável da
história, através dos ritos sagrados da Páscoa.
Jesus de Nazaré, o filho de Maria e José, o carpinteiro, após ser preso, sofrer a paixão e a
crucificação, após morrer na cruz, ressuscitou!
“Na verdade, o Cristo ressuscitou, aleluia! A ele o poder e a glória pelos séculos eternos”
(Antífona de Entrada do Domingo da Páscoa do Senhor)
A liturgia da Igreja não nos leva apenas de volta ao passado para recordar esse fato, mas nos
permite viver esse acontecimento hoje, tornando-nos contemporâneos dele ao acolhê-lo nas
profundezas do tempo. A ressurreição de Jesus Cristo é um fato que sempre ocorre. A liturgia nos
sintoniza, pela graça do Espírito Santo, com esse fato. Como afirma o hino de alegria da solene
Vigília da noite pascal, o chamado Exsultet:
“Esta é a noite em que Cristo, rompendo os laços da morte, ressuscita vitorioso do sepulcro”.
Sim, hoje! A Páscoa é hoje! O que aconteceu naquela época não está acabado, não é uma realidade
presa na história, no passado; estende-se até o hoje, até alcançar sua conclusão e plena realização no
final dos tempos.
Este é o cerne da fé cristã: crer que o que aconteceu ontem, está acontecendo agora, hoje para mim,
para nós. “Fides christianorum resurrectio Christi est” - a fé dos cristãos é a ressurreição de Cristo,
como nos ensina Santo Agostinho.
Toda a nossa esperança se baseia na Ressurreição de Cristo, na qual está ancorada a nossa própria
ressurreição. A Páscoa não é apenas uma festa sobre o que aconteceu com Jesus Cristo, mas é
também a festa de todos nós, a festa de todo o Corpo de Cristo, da única cabeça e dos muitos
membros. Festa da Igreja.
Na verdade, já ressuscitamos com Ele: “Se, pois, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do
alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus” nos recorda São Paulo na Carta aos Colossenses
(3,1).
A ressurreição, para nós, não é apenas uma promessa e um futuro, mas também uma antecipação
que já se realiza em nós, no fato de que somos capazes de morrer para o pecado e viver uma nova
vida resplandecente de amor. Daí advêm a alegria, a paz, o dinamismo transformador e consolador
da Graça de Deus em nossas vidas.
Queridos irmãos, Jesus ressuscitado é, em primeiro lugar, uma presença transformadora: Ele nos
envolve em sua vida pessoal. Ele morreu e ressuscitou por nós! Ele nos resgata da morte e nos dá
uma vida que não morre. A ressurreição é uma regeneração: Nos diz o Apóstolo São Pedro:
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo; na sua grande misericórdia, ele nos
regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
para uma herança incorruptível, incontaminada e imarcescível" (1 Pedro 1:3-4). A salvação não
apenas nos liberta do pecado e de suas consequências prejudiciais, mas também nos diviniza, nos dá
acesso à dignidade de filhos de Deus. Nos tornamos novas pessoas, capazes de coisas novas,
capazes de renovar o mundo.
Jesus ressuscitado é também uma presença consoladora: Ele caminha conosco e infunde
esperança. Com Deus, a vida nunca morre. O Senhor reaviva a nossa fé pascal. Temos uma âncora:
na sua cruz, fomos salvos... Temos uma esperança: na sua cruz, fomos curados e abraçados, para
que nada e nem ninguém nos separe do seu amor redentor.
Ele ressuscitou e vive para sempre, e Ele está conosco em todas as circunstâncias da vida. Ele é o
Emanuel, o Deus conosco, que nos consola e nos fortalece em meio às tribulações e dificuldades. A
ressurreição de Jesus é a garantia de que, mesmo diante da morte, da dor e do sofrimento, tão
presentes no mundo de hoje, podemos ter esperança e confiança em Deus, que nos sustenta e nos
conduz à vida plena.
Jesus ressuscitado é uma presença transformadora e consoladora que nos chama a ser
testemunhas da Boa Nova do Evangelho, o qual é o Evangelho da vida, em um mundo marcado
pelo predomínio da cultura da morte: o aborto, as uniões ilegítimas diante de Deus, a ideologia de
gênero, as guerras, a fome, a violência e as perseguições, especialmente dirigida aos cristãos.
Queridos irmãos, a celebração da Páscoa de Jesus e da nossa Páscoa nos envia em missão, para
proclamar a Boa Nova da salvação a todas as pessoas. Somos chamados a compartilhar o amor e a
misericórdia de Deus, a viver em comunidade fraterna e a ser instrumentos de paz e reconciliação. A
ressurreição de Jesus nos impulsiona a viver uma vida renovada em Cristo e a ser portadores de
esperança em um mundo marcado pela desesperança e pelo desânimo.
Neste tempo pascal, somos convidados a renovar a nossa fé e a aprofundar a nossa relação com
Jesus ressuscitado. Através da oração, da meditação da Palavra de Deus, da participação nos
sacramentos e da vivência da caridade, podemos experimentar a presença viva de Cristo em nossas
vidas e deixar que sua graça nos transforme. Que a alegria da Páscoa encha nossos corações e nos
inspire a viver como verdadeiros discípulos de Jesus, testemunhando seu amor e sua vida
ressuscitada em tudo o que fazemos.
Que a luz da Ressurreição brilhe em nossos caminhos, dissipando as trevas do pecado e da morte.
Que o Senhor ressuscitado nos acompanhe e nos guie em nossa jornada, fortalecendo-nos em nossa
fé e nos conduzindo à vida eterna. E que a Páscoa seja para cada um de nós um tempo de renovação
espiritual, de esperança atualizada e de encontro pessoal com o Cristo ressuscitado.
Com os votos de uma abençoada Páscoa, repleta da alegria e da paz que só Jesus pode dar, agora
vos envio a Benção Pascal.
B: A nossa proteção + está no nome do Senhor.
P: Que fez o céu e a terra.
B: Ouvi Senhor + a minha oração.
P. E chegue a Vós o nosso clamor.
B. O Senhor esteja convosco.
P. Ele está no meio de nós.
B: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e
filhas, vos conceda a alegria de sua bênção.
P: Amém!
B: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna.
P: Amém!
B: E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes pelo
Batismo.
AS: Amém!
B: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
P: Amém!
B: A alegria do Senhor Ressuscitado seja a vossa força. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Aleluia! Aleluia!
P: Graças a Deus! Aleluia! Aleluia!

Fonte: Dom Antonio Carlos Rossi keller