VI FÓRUM DA ESPIRITUALIDADE SALESIANA -PALMEIRA DAS MISSÕES

04/11/2025 às 11:32h

Nos dias 03, 04 e 05 de outubro, aconteceu em Palmeira das Missões, o VI FÓRUM DA ESPIRITUALIDADE SALESIANA, coordenado pela Equipe de Divulgação da Espiritualidade Salesiana (Pe. Valdir, Pe. Nildo, Pe. Nixon, Ir. Jonas e Ir. Rodolfo) e pelos Leigos Salesianos de Palmeira das Missões, com a participação de vários municípios e países onde os Padres e Irmãos Oblatos de São Francisco de Sales estão presentes. Dentro do Ano Jubilar, o VI Fórum teve por objetivo celebrar os 150 anos da fundação da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales e os 150 anos da morte da Madre Maria de Sales Chappuis – a Boa Madre. Ambos franceses e que conviveram na cidade de Troyes, França. O tema foi A HERANÇA EM NOSSAS MÃOS: FÉ NA MISSÃO E ESPERANÇA NO FUTURO.

O evento teve início no dia 03 com a oração de abertura e a apresentação de um painel, onde os ex-superiores regionais e provinciais presentes dos Oblatos, Padre Leoclides Dalla Nora, Padre Aldino Kiesel, Padre Alberto Benavides e Padre Carlos Borba colocaram suas experiências, tornando conhecidas as suas atuações à frente da Congregação. No sábado, pela manhã, o atual Provincial, padre Valdir Formentini, apresentou a primeira parte do tema, a “herança em nossas mãos”, abrindo espaço para discussão em grupo e partilha. À tarde, padre Paulo Rodrigues apresentou: “fé na missão e esperança no futuro”. Após a explanação, os integrantes reuniram-se em grupos para debaterem e partilharem.

Às 18h do sábado deu-se a Santa Missa, presidida pelo Pe. Leoclides Dalla Nora, seguida do teatro sobre a Fundação dos Oblatos de São Francisco de Sales e sobre a morte da Boa Madre. Foi escrito dirigido e apresentado pelo padre Nildo Moura de Melo e encenado pelo grupo de Jovens Missionários de Cristo, emocionando os presentes pela atuação da peça, que demonstrou a vocação do fundador dos Oblatos, padre Luís Brisson, seu encontro com a inspiradora dos Oblatos, a Madre Maria de Sales Chappuis, o início do diálogo para a fundação de uma congregação religiosa que vivesse o carisma de São Francisco de Sales e as dificuldades encontradas. A Boa Madre, como é conhecida, insistiu por 30 anos no pedido, até que o padre Luís Brisson a atendesse e fundasse a Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, reconhecendo nela a ação de Deus e o misterioso desígnio do Senhor. O grupo de jovens, coordenador pelo jovem Ricardo de Mello, que tanto se dedicou a esta peça, foi muito feliz na apresentação, que fez o público viver o fato, emocionando-se com a história, com as falas, com o cenário, com os efeitos, com as músicas compostas pelo padre Nildo e executas pelo professor Fernando Moraes e seus filhos Mateus e Gabriel Nascimento. A iluminação e sonorização foi feita pelo casal Enemar e Carmem Soares. Os irmãos Nicolas e Nicole Kamphorst Garzão foram o Padre Brisson e a Boa Madre respectivamente. Pode-se dizer, “tudo perfeito”.

No domingo, após a oração preparada pelo grupo de São Lourenço do Sul, foi apresentada a síntese do evento por três pessoas, sendo um Padre – Padre Aldino Kiesel OSFS, uma Leiga Salesiana – Cleusa Medianeira e o Irmão Oblato - irmão Mardochee Lundi OSFS. Em seguida foi aberto um espaço para conversação. Por fim, celebrou-se a Santa Missa de encerramento do IV Fórum Salesiano, presidida pelo provincial padre Valdir Formentini, com a entrega de uma cruz salesiana, feita em pedra semipreciosa, tendo gravado na frente e verso os mesmos símbolos da cruz usada pelos Oblatos de São Francisco de Sales. Também teve o bolo dos 150 anos e o “parabéns pra você”.

Grupos de Leigos Salesianos dos municípios de Passo Fundo, Jaboticaba, São Lourenço do Sul, Novo Barreiro, Viamão e Porto Alegre foram responsáveis pelas orações e liturgias. Animação constante do Padre Nildo, do professor Fernando e grupo que cativou e envolveu a todos com seus cantos e vozes.

A grupo de Leigos Salesiano de Palmeira das Missões, coordenado pela senhora Mara Vergutz, tendo como espiritual o padre Nildo, foi o anfitrião, sediou o tão importante e significativo evento, que fez com que a Espiritualidade Salesiana fosse mais conhecida, incentivando divulgação, projetos e ações, para que todos vivam o carisma de São Francisco de Sales. Cabe registrar que mais de 230 pessoas, vindas de vários municípios, estados e países participaram do evento.

Fonte: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno – PASCOM