“A ESPERANÇA NÃO DECEPCIONA”
Lema missionário 2025 (Rm 5,5)

31/10/2025 às 17:01h

“A perseverança leva a uma virtude comprovada, e a virtude comprovada desabrocha em esperança. Ora, a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5, 4-5).

Caros leitores, neste mês de novembro comemoramos o Dia de Finados, uma data muito importante para todos, onde relembramos e reencontramos aqueles que, um dia, estavam ao nosso lado, vivendo conosco. Muitas pessoas acabam entristecendo-se neste dia, por causa da perda daquele ente querido. Este dia de Finados relembra, justamente, o lema missionário “a esperança não decepciona”. Pois temos a morte como perda, “ela não conseguiu vencer o câncer”, são uma das tantas frases que escutamos quando se trata desse tema sensível, porém, a morte não significa fracasso, mas a porta que se abre para encontrarmos a felicidade eterna, o sentido da vida escondido fora da vida, a esperança que não decepciona, esta que nos leva a amar a espera em Deus, a espera da felicidade eterna.

“Não podemos guardar para nós a alegria da fé. Somos enviados a anunciá-la e a levá-la a todos, para que cada coração se abra à esperança que vem de Cristo.” (Papa Francisco)

Como batizados, nossa maior missão é levar a esperança para todos, e o lema missionário desse ano não define melhor que qualquer outro, o tempo que estamos vivendo. Neste ano jubilar todos os cristãos viveram intensa e verdadeiramente o que nos recorda o apóstolo Paulo aos romanos (a esperança não decepciona). O papa Francisco anuncia o começo do ano jubilar e logo encontrou a própria Esperança no dia 21 de Abril de 2025. E, confiando no Senhor, mais do que nunca, agora, a igreja peregrina despedindo-se de seu querido pastor, acolhe o próximo sucessor de Pedro, o papa Leão XIV. A Igreja inteira mostrou ao mundo, na pele, o significado desse lema escolhido pelo papa Francisco, a esperança nunca decepciona, a beleza da espera em Deus, independente das dores, do peso da cruz, nunca irá decepcionar o que confia Naquele que segurou todo o peso do mundo.

A morte, o pecado, a dor, o sofrimento, a fome, o abandono, nos deixa desesperados, esfria a fé, o amor e nos ilude, ficamos incapacitados de ver o amor, a misericórdia, a bondade, a caridade e a esperança. E é por causa dessa pesada cruz que a primeira missão de todos os batizados é levar a esperança a todos que se encontram desolados. Esta força e coragem que Deus deu aos missionários deve ser compartilhada por meio do Espirito Santo que nos manda em missão àqueles que perderam a esperança. A Igreja nos recorda que somos todos chamados à missão, levando a Boa-Nova com gestos de solidariedade, fraternidade e esperança, especialmente aos que mais necessitam. A missão não é tarefa de alguns, mas de todo o Povo de Deus, que, iluminado pela fé, é convidado a ser sinal da presença amorosa de Cristo no mundo.

O lema “a esperança não decepciona” é um convite ao abandono em Deus, a confiança Nele, e propagar esse abandono nos braços do Pai para todos os seus filhos dispersos pelo mundo.

Que a perseverança desabroche em nós a esperança!

 

Fonte: Gabriela Souza Toledo, PASCOM do Setor de Ação Missionária da Diocese de Frederico Westphalen/RS.