Iraí - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora | Paróquias
Pároco: Padre Mauricio Moskva

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Iraí/RS

Breve história da paróquia

Inicialmente o nome da localidade era chamado de fontes do Barreiro do Mel, e mais tarde Águas do Mel; pelo fato de se encontrarem nos arredores das fontes de água inúmeras abelheiras, onde o mel era um complemento na alimentação dos moradores.

Em 1908 a zona de fontes recebe o nome de Colônia Guarita, mas popularmente continuava sendo conhecida pelo nome de Águas do Mel.

No ano de 1918 muitos grupos populacionais foram chegando ao local, povoando o solo, cujo o nome era Fontes Termais - Cruzeiro do Sul.

Em 1919 deram o nome oficial à vila Cruzeiro do Sul – Denominação indígena Irahy, composto de dois vocábulos de origem Guarani: Ira = mel; hy = água, tradução literal: Águas do Mel. Seguindo as normas da nova ortografia, surgiu no ano de 1937 a grafia Iraí, onde permaneceu definitiva.

Iraí é conhecida como cidade saúde devido às fontes de água mineral. Devido a sua composição química, elas são indicadas no tratamento de doenças de pele, fígado, rim, sistema nervoso, reumatismo, etc.

A Igreja Católica e a vivência da fé do povo

A primeira capela foi construída no ano de 1917, através de doações oriundas dos moradores do local. Conforme relato de descendentes dos primeiros moradores de Iraí, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora estava presente na comunidade desde o ano 1917.

A primeira missa rezada na comunidade foi no ano de 1919, rezada pelo Beato Manuel Gomes Gonzales numa pequena capela erguida junto às fontes do Mel.

Em 1920, foi rezada a primeira missa campal junto às fontes das águas do mel pelo Padre Manoel Roda de Palmeira das Missões.

Dos anos 1922 a 1924 a capela local era atendida pelo Beato Padre Manuel Gomes Gonzales.

Por que a comunidade tem essa padroeira?

Conforme pesquisas e relatos de descendentes dos primeiros moradores de Iraí, sempre nas solenidades religiosas a Imagem de Nossa Senhora estava presente.

São vários os relatos de proteção e intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora. Os relatos de proteção mais relevantes são o seguintes:

Na revolução de 1923, chegaram até a localidade refugiados da região de Cruz Alta, e pediram proteção ao Padre Manuel Gomes Gonzáles que atendia a região, invocando a Nossa Senhora Auxiliadora para protegê-los.

Outra informação obtida é de que quando estavam construindo a terceira igreja local, no ano de 1931, aconteceu um grande temporal sobre Iraí, o padre da época, o Ver. Pe. Ângelo D’Agira invocou a Nossa Senhora Auxiliadora que protegesse a comunidade contra o temporal.

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora foi criada no dia 23 de fevereiro de 1935, sendo o primeiro pároco o Pe. Francisco Maria Kill, onde tomou posse no dia 10 de março de 1935 com autorização do Bispo Dom Antônio Reis, bispo de Santa Maria. O ato de posse foi solene, com grande participação de pessoas do local e veranistas (relatos extraídos do Livro Tombo da paróquia).

A padroeira de Iraí “Nossa Senhora Auxiliadora” foi pela primeira vez coroada pelas crianças com solenidade que trouxe emoção aos devotos em 24 de maio de 1939, com o vigário da época o Pe. Bernardo Lübe.

Em 15 de agosto de 1941, foram feitos os votos de sempre comemorar no dia 24 de maio, dia Santo de Guarda. O voto diz:

“Nós abaixo assinados vigário Pe. Bernardo Lübe, e o vigário cooperador Pe. João König da paróquia de Itaí, fabriqueiros da matriz, representantes dos sócios das capelas, bem como mais pessoas de responsabilidades na paróquia vimos confiados fazer Nossa Senhora Auxiliadora excelsa Padroeira da paróquia de Irai. O voto de celebrarmos todos os anos o dia de sua festa que ora se abba no dia 24 de maio como dia Santo de Guarda.”

“Rogamos assim a Virgem que implore junto ao trono de Deus bênçãos para todos os moradores da paróquia. Ela nos livre de todas as misérias corporais e espirituais, temporais e eternas, afaste de nós a discórdia, a imoralidade, a preguiça espiritual e corporal, a intemperança no beber e no comer, a avareza e todo orgulho. Ela nos encha integralmente de espírito novo, evangélico, do espírito do verdadeiro amor a Deus e ao próximo.”

A primeira capela até a igreja matriz atual

1ª capela: foi construída no ano de 1917, junto às fontes das Águas do Mel;

2ª capela: construída no ano de 1921, local onde hoje é a praça da matriz.

3ª capela: foi inaugurada em 21/02/1932, uma capela grande feita em madeira, construída onde hoje se encontra a atual igreja matriz.

4ª Igreja Matriz (atual): iniciou-se a construção em 1951, construída em alvenaria e consagrada em 16 de abril de 1961.

Os sinos da Igreja Matriz de Iraí

Os primeiros moradores de Iraí doaram dois sinos, que depois foram vendidos pelos anos 1958; um foi vendido para a Capela Santa Maria Goretti e ouro para a Capela São Miguel do Paredão.

No dia 23 de março de 1958, a Igreja Matriz ganhou três novos sinos (sinos atuais) através de doações.

1º sino, de 440 kg, em nota LÁ

Paraninfos: José Beltrame e Gesué Jorge

2º sino, de 335 kg, em nota DÓ

Paraninfos: Antonio Gisi e Branca Franco Leitão.

3º sino, de 225 kg, em nota MI

Paraninfos: Brasil Tavares e Beatriz Bastian

Os párocos da Paróquia

Pe. Francisco Maria Kill (1935-1938)