Constantina - Paróquia São José | Paróquias
Telefone: (55) 3363-1079
Pároco: Pe. Mauro Argenton

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE CONSTANTINA

Ano de instalação: 13 de fevereiro de 1940

Pároco Atual: Pe. Mauro Argenton

Vigário Paroquial : Cônego Marco Antônio Jardinello

Pároco anterior: Padre José Vilson Vogel

Vigário Paroquial anterior : Pe. Silvério Pikua

Pároco Emérito: Cônego João Manfio

 

SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ

Em 23 de fevereiro de 1935 foi criado o Curato São Jose, de Vila Taquaruçu, tendo como vigário o Padre Antônio Patui, que foi o primeiro vigário, e permaneceu pelo período compreendido entre 1935 e 1938. Um terreno com a área de 80.000,00 m2 foi adquirido da empresa Bento Rodrigues & Cia, no anode1935.

Para nivelamento do terreno onde está construída a Igreja, fez-se necessária uma escavação de aproximadamente 2 metros do lado direito e um aterro em torno de 6 metros, do lado esquerdo. O curioso é que todo esse trabalho foi realizado manualmente, por pessoas da comunidade, não se sabe quantas, e consumiu 900 dias de trabalho.

Nesse local foi construída uma igreja de madeira, inaugurada no ano de 1940, que logo já estava pequena para comportar a população, fazendo-se necessária uma ampliação na parte frontal, de 7 metros. Na parte de trás da igreja, foi construída a sacristia e, ao lado, uma torre de 33 metros de altura, onde foram colocados três sinos.

Em 13 de fevereiro de1940, o Curato de Vila Taquaruçu foi elevado à condição de Paróquia São José.

Em 1940, foi registrado: "O nosso maior interesse foi embelezar a lgreja, situada entre a canônica e o colégio, que, pelo seu triste aspecto, assemelhava-se a Belém." "De 21 de setembro até 7 de outubro a lgreja foi pintada pela Irma Maria Hemilia, da Congregaçao de Notre Dame. Com essa pintura, a lgreja apresenta um belo aspecto que todos admiram."

Na Noite do dia de Santa Lucia para o dia 14 de dezembro de 1946, a nossa lgreja quase se foi. Um furacão vindo do norte-oeste inclinou a lgreja um meio metro para o lado da Casa Canônica. A lgreja foi endireitada e escorada, para, mais tarde, ser segurada por meio de espias de aço.

Em 25 de março de1947, foi aprovada a planta da nova lgreja Matriz, pelo secretário geral, Revmo. Monsenhor Pasqual Gomes Librelotto. Em 22 de agosto, foi realizada a festa de consagração da Paróquia ao lmaculado Coração de Maria, sendo escolhida essa festa para dar início às obras da nova lgreja Matriz. Às 15 horas, o povo se reuniu no local onde seria construída a nova lgreja Matriz. Foi dada a benção do local e do capitel em honra a São José, para que não faltasse a benção durante a construção. Em seguida, o decano Pe. Bruno Paris cavou a terra, declarando iniciada a construção da nova lgreja Matriz. A mão de obra da construção foi organizada, dividindo-se cada Linha em grupos de 10, onde cada grupo era presidido pelo subchefe, e este, pelo chefe. Os grupos eram intimados pelo Padre e o aviso era repassado para o chefe, que o repassava para os demais. Além da mão de obra, cada família teria que colaborar com uma quota correspondente ao material para construção, tal como cimento, cal, ferro, entre outros.

Depois de um período de paralisação das obras, em razão da falta de dinheiro e de material, os alicerces da nova lgreja Matriz foram concluídos em 09 de setembro de1949. No dia 12 de setembro, foram assentados os primeiros tijolos.

Em 19 de abril de1951, foi feita a laje da torre da Matriz, e no dia 30 do mesmo mês, a laje sobre as duas sacristias.

Em 04 de Junho de1952, a nova lgreja já estava quase coberta, faltando apenas os aleiro e as calhas.

Em 17 de março de 1955, ficou pronta a construção da torre da nova lgreja Matriz. Foi fundida uma Cruz em cima da torre, que alcançou a altura de 30 metros. Nos dias seguintes, foi providenciada a instalação de para-raios. O reboco da parte externa foi iniciado naqueles dias, e concluído em meados de agosto daquele ano. Após a conclusão do reboco, a preocupação passou a ser com as aberturas, sendo lançada uma Campanha, em que cada agricultor deveria dar 1 kg de trigo por saca colhida para a compra das referidas aberturas.

Em meados de 1958, foi iniciada a instala ao elétrica da nova lgreja Matriz. Em 29 de janeiro, chegaram as primeiras janelas da nova lgreja Matriz, num total de dezessete unidades. Destas dezessete, três eram frontais, grandes, e as outras foram assim distribuídas: sete de cada lado da nave principal da igreja. Todas elas foram doadas por famílias da Comunidade.

Em junho de 1959, foram concluídas as escadarias da lgreja. Da mesma forma, no fim do mês de junho foram instaladas 15 portas internas, faltando somente as externas, que, pela previsão, ficariam prontas até o final do ano. Em três de setembro, chegou a cerâmica da lgreja. A lgreja foi construída aos poucos, sem que a paróquia fizesse dívidas, mas com tudo pago em dia.

Em 13 de fevereiro de 1961, chegou o novo altar. Em 21 de outubro chegou o dia tão esperado pelos fieis da nossa Paróquia, marcando a inauguração da nova Igreja.

Em cinco de janeiro de 1962, chegaram os primeiros 20 novos bancos para a nova lgreja. Logo depois do primeiro do mês, começaram a chegar os pedreiros para completar as calçadas de pedras, com o esgoto ao redor da igreja.

Em maio de 1970 foi iniciada a Campanha para a troca da cobertura da igreja, onde foram trocadas as telhas de barro por telhas de zinco. O trabalho durou dois meses.

Em 10 de maio de 1971, o Conselho Paroquial se reuniu em sessão extraordinária para tratar de assuntos referentes à pintura e reforma da lgreja Matriz. A reforma mencionada constou da retirada de quatro capelas laterais, onde se localizavam os confessionários, e, no local, foram colocadas janelas para melhor iluminar a parte interna da igreja. Em 15 de maio, os pintores que vinham de Guaporé davam início a pintura da lgreja Matriz. No início de outubro do mesmo ano começou a pintura externa da lgreja.

No dia 14 de novembro de 1971, o padroeiro São Jose foi colocado no altar, tendo sido feito um altar especial também para Nossa Senhora.

No último domingo de julho de1974, foi promovida uma festa para levantar fundos para a construção da Praça da lgreja Matriz. Em janeiro de 2004, foram promovidas restaurações nos vitrais da lgreja Matriz São Jose, concluídas em 30 de setembro de 2005.

Já no ano de 2006, foram iniciadas as obras de restauração do reboco, telhado, calçadas externas e pintura interna e externa, sendo concluídas para a tradicional Festa dos Agricultores e Motoristas, no mês de agosto.

Em maio de 2014 foram iniciadas novas obras de restauração interna da lgreja Matriz, compreendendo: presbitério, iluminação, bancos, som e pintura. Todas essas obras foram realizadas para valorizar ainda mais o espaço celebrativo e a arquitetura da nossa lgreja Matriz.

Neste ano de 2022 está acontecendo a manutenção dos vitrais para limpeza e troca das peças trincadas bem como pintura da estrutura e reposição da massa.

http://www.paroquiadeconstantina.com.br/

 

Fotos