Padre Gonzales - Quase Paróquia de Santa Teresinha em Três Passos | Paróquias

Padre Gonzales (Três Passos) – Quase-Paróquia Santa Teresinha

Email: santateresinha@diocesefw.com.br

Quase-Pároco: Pe. Renato José da Rosa

Histórico da Quase-Paróquia de Padre Gonzales (Três Passos)

A localidade de Padre Gonzalez, por volta dos anos 30, era chamada de Povoado Lajeado Grande, por causa do Rio Lajeado Grande. Alguns anos mais tarde passou a chamar-se Padre Gonzales, em homenagem ao Padre Manuel Gomes González e Coroinha Adílio Daronch, martirizados em 21 de maio de 1924, no Feijão Miúdo, onde hoje, mais precisamente, se situa o bairro Pró Morar.

Quando os pioneiros, vindos de Alto Taquari, Serra, Noroeste e outros, chegaram à localidade, a comunidade que se reunia para as celebrações já tinha Santa Teresinha como padroeira. A primeira missa foi celebrada pelo Padre Sebastião Rademaker, SJC, no dia 04 de maio de 1939, às margens da RST 322; foi numa quinta-feira, da quarta semana do tempo Pascal.

Contam que a primeira imagem da padroeira desta capela era um quadro de papel, já apagado pelo tempo. Nos anos foi doada uma imagem de gesso da Santa, trazida de Caxias do Sul, de ônibus. Em 1945, os dizimistas fizeram campanha para comprar outra imagem da Padroeira, que ainda hoje adorna o templo.

O terreno onde foram construídas as capelas pertencia à Prefeitura. Nos anos 30, neste local, foi construída a primeira capela. Essa construção teve início no final do ano de 1938, e no dia 17 de novembro de 1939 aconteceu a benção solene. A construção da segunda capela foi iniciada no fim do ano de 1950, e concluída em 1953, também em forma de mutirão. A terceira capela (atual) começou a ser construída em 1979, quando foi lançada a pedra fundamental. A benção solene foi em 06 de dezembro de 1987.

No dia 17 de maio de 2024, com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, foi celebrada a missa de criação da Quase-Paróquia Santa Teresinha, de Padre Gonzales, Três Passos, como resultado do desmembramento da Paróquia Santa Inês. Na mesma ocasião foi dada posse canônica ao Pe. Renato Rosa como Quase-Pároco.

A Quase-Paróquia Santa Teresinha é composta pela igreja matriz, mais 19 capelas, incluindo o local do martírio dos Beatos Manuel e Adílio.

Capelas:

Matriz Santa Teresinha do Menino Jesus

São Pedro – Esperança do Sul

São Mateus – Linha Turvo

São Jorge – Linha Alto Diamantino

Nossa Senhora das Graças – Linha Floresta

São Cristóvão – Esquina Santo Antônio

Santo Antônio – Linha Santo Antônio

Santuário dos Beatos Manuel e Adílio (local do martírio)

Nossa Senhora Medianeira – Árvore Seca

Imaculado Coração de Maria – Cabeceira do Lara