Papa convoca Núncios do mundo inteiro para reunião no Vaticano

Papa convoca Núncios do mundo inteiro para reunião no Vaticano

Já confirmaram presença 103 Representantes Pontifícios, dos quais 98 Núncios Apostólicos e 5 Observadores Permanentes.

Cidade do Vaticano

Pela terceira vez, o Papa Francisco convocou Representantes Pontifícios de todo o mundo para uma reunião no Vaticano. O Santo Padre deseja, assim, consolidar a cadência trienal destes encontros, que já foram realizados em 2013 e 2016.

A Sessão da Secretaria de Estado responsável pelos Diplomatas foi encarregada da preparação e coordenação do evento, de 12 a 15 de junho. Têm presença confirmada 103 Representantes Pontifícios, dos quais 98 Núncios Apostólicos e 5 Observadores Permanentes.

Agenda cheia

A Missa de abertura será presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, no dia 12 de junho; no dia 13, os participantes serão recebidos em audiência pelo Papa, que lhes fará um discurso e para o último dia, 15/06, foram convidados também 46 Núncios Apostólicos aposentados. Outros eventos programados são encontros com Superiores da Secretaria de Estado, conferências de atualização sobre questões de atualidade eclesial, de colaboração internacional e de diálogo inter-religioso.

Algumas sessões de trabalho serão realizadas em grupos divididos por continentes. Ainda na agenda constam encontros com Chefes de Dicastério da Cúria e Embaixadores credenciados na Santa Sé residentes em Roma.

Missa na Capela da Casa Santa Marta e oração na Sistina

A reunião terá momentos de espiritualidade significativos, como a concelebração eucarística com o Santo Padre na Capela da Casa Santa Marta e a oração conjunta dos participantes na Capela Sistina. O evento será encerrado com um almoço com o Papa, no dia 15 de junho, na Casa Santa Marta.

Capela Sistina, no Palácio Apostólico, foi consagrada em 1483

Capela Sistina, no Palácio Apostólico, foi consagrada em 1483



Cadastre-se e receba as Principais Notícias da Diocese no seu Email