"O importante é dedicar um momento todos o dias à oração: como a gota de água que cai sobre a pedra, que caindo, caindo, sempre de forma regular, acaba transformando a própria pedra".

Padre Fornos explica como nascem as intenções de oração do Papa

Há necessidade de rezar para transformar nosso coraçãos e para que a Igreja possa ser verdadeira missionária no mundo. Aos fiéis, a Rede Mundial de Oração do Papa, propõe todos os meses uma intenção particular pela qual rezar de forma particular. A de janeiro é voltada para a próxima JMJ

Adriana Masotti - Cidade do Vaticano

Não pode haver vida cristã autêntica e uma missão eficaz da Igreja sem a oração. É por isso que mensalmente chega a todos os fiéis do mundo o convite de Francisco para rezar pela intenção escolhida em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa, a Obra Pontifícia criada em março de 2018, como resultado da reforma do Apostolado de Oração iniciada em 2014.

Padre Fornos no trabalho com o Papa Francisco

O diretor internacional da Rede é desde 2016 o padre jesuíta Fredéric Fornos, que em 3 de janeiro foi recebido pelo Papa Francisco. No centro da audiência, a escolha das intenções de oração para o próximo ano, enquanto para 2019 todo o material que servirá para divulgar as mensagens do Papa - também através da linguagem do vídeo - já está pronto.

Em relação à próxima Jornada Mundial da Juventude no Panamá, a intenção sugerida para o mês em curso é: "Pelos jovens, especialmente pelos da América Latina para que, seguindo o exemplo de Maria, respondam ao chamado do Senhor para comunicar ao mundo a alegria do Evangelho".

Há necessidade de tempo para rezar?

Que a oração seja fundamental para a Igreja foi comprovado também em outubro passado, quando o Papa Francisco convidou todos os fiéis para a recitação diária do Rosário, para pedir a Maria e a São Miguel Arcanjo para proteger a Igreja do diabo que sempre busca dividir a comunidade cristã. Um convite que, confirma aos nossos microfones padre Fornos, teve grande adesão em todo o mundo.

Mas é necessário ter tempo para rezar? Como é possível encontrá-lo em meio a dias muitas vezes frenéticos? De acordo com o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, mais do que tempo, há necessidade de regularidade: tire um momento, sempre o mesmo, todos os dias, ainda que seja apenas 5, 10 minutos, para parar, ficar quieto e ficar em contato com o Senhor. Isso pode ser suficiente para transformar nosso coração.