1º Retiro de Formação e Capacitação Missionária da Diocese de Frederico

1º Retiro de Formação e Capacitação Missionária

O Retiro contou com a presença de V. Exa. Revma Dom Antônio Carlos Rossi Keller que realizou a abertura e a primeira palestra, incentivando e encorajando o trabalho missionário para que as paróquias da diocese vivam em estado permanente de missão, possibilitando uma renovação e avivamento pastoral e espiritual, a partir da vivência e anúncio de Jesus Cristo vivo e ressuscitado. Além do Bispo Diocesano palestraram os demais membros do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano - entre eles sacerdote, religiosos e leigos) possibilitando aos representantes das paróquias, formação com base na  EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELLI GAUDIUM do Santo Padre, Papa Francisco, sobre o Anúncio do Evangelho no Mundo Atual. Também foi realizado esclarecimentos e encaminhamentos para a concretização do Plano Diocesano de Ação Missionária e Cooperação Intereclesial nas paróquias de nossa Diocese. O primeiro passo será a formação do COMIPA – Conselho Missionário Paroquial – estudo do Plano Diocesano de Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e a programação da Semana Missionária que acontecerá em todas as paróquias da Diocese, durante o mês de novembro.

A 1ª Prioridade do XIV PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA 2017 a 2020 - A IGREJA DIOCESANA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO - conta com 3 projetos a serem desenvolvidos:

1º Projeto: Pastoral da Acolhida

2º Projeto: Pastoral da Visitação

3º Projeto: Missões Populares

A próxima formação organizada pelo Setor Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, será no dia 08 de maio de 2018, das 09 horas - 15:30 horas, no Centro de Formação Bom Pastor. Da mesma forma como foi organizado o primeiro Retiro de Formação, para este dia, estão sendo convocadas duas pessoas por paróquia que já compõem ou que farão parte do Conselho Missionária Paroquial. Este encontro tem por objetivo a formação e organização da Pastoral da Acolhida e da Pastoral da Visitação nas paróquias.

Setor Ação Missionária e Cooperação Intereclesial