EM VÍDEO, PAPA FRANCISCO DIVULGA NOVA DINÂMICA DO X ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

O X Encontro Mundial das Famílias terá uma nova dinâmica de organização. Em vídeo publicado na última sexta-feira, o Papa Francisco anunciou que o evento terá uma “modalidade multicêntrica e disseminada”, favorecendo a participação das comunidades diocesanas do mundo inteiro. Anteriormente marcado para ocorrer neste ano, agora será realizado de 22 a 26 de junho de 2022, na sede, a diocese de Roma, em todos os continentes com atividades relacionadas. Na mesma data, foi divulgado o logotipo do evento.

“Nos encontros anteriores, a maior parte das famílias ficava em casa e o Encontro era visto como uma realidade distante, no máximo acompanhada pela televisão, ou desconhecida para a maioria das famílias. Desta vez, porém, se realizará com uma fórmula inédita: será uma oportunidade da Providência para proporcionar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que quiserem sentir-se parte da comunidade eclesial”, disse o Papa no vídeo.

A nova dinâmica do Encontro Mundial das Famílias consiste na seguinte organização:

1. Roma continua a ser a sede principal, e nessa cidade vão acontecer o Festival das Famílias e o Congresso teológico-pastoral, ambos na Sala Paulo VI, e a Santa Missa na Praça São Pedro. Participarão, em particular, os delegados das Conferências episcopais e dos movimentos internacionais engajados nas pastorais familiares.

2. Ao mesmo tempo, em cada diocese, os bispos podem mobilizar-se em nível local para programar iniciativas similares, a partir do tema do encontro com uso de símbolos que a diocese de Roma já começou a preparar (logotipo, oração, hino e imagem).

As principais atividades em Roma serão transmitidos ao mundo inteiro, mas com o incentivo de que sejam promovidas iniciativas locais. Desta forma, explica o Papa, “todos poderão participar, até mesmo aqueles que não poderiam vir a Roma. Na medida do possível, convido, pois, as comunidades diocesanas a organizar iniciativas a partir do tema do encontro, utilizando os símbolos que a diocese de Roma está preparando”.

O Amor na família: vocação e caminho da santidade é o tema do X Encontro Mundial das Famílias

Ainda no vídeo, o Papa incentiva aos bispos e agentes da Pastoral Familiar: “sejam dinâmicos, ativos e criativos, para se organizarem com a famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma. Será ocasião valiosa para nos dedicarmos com entusiasmo à pastoral familiar: esposos, famílias e pastores, todos juntos. Coragem, queridos pastores e queridas famílias, ajudem-se mutuamente para organizar encontros nas dioceses e paróquias de todos os continentes”.

Fonte: Vatican News