Empossada Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. Foi criado um manual sobre o tema que será distribuído para o clero, movimentos e paróquias da diocese

Representantes da Comissão Diocesana de Proteção contra Abuso de Menores e Pessoas Vulneráveis foram empossados na manhã desta sexta-feira, 26, na Mitra Diocesana de Frederico Westphalen.

O grupo é multidisciplinar e já está em funcionamento. Para denúncias, estão disponíveis os canais de e-mail e telefone da Cúria Diocesana. Monsenhor Dalla Costa é quem preside a comissão, que também é composta por um assessor canônico, uma psicóloga, uma advogada, um coordenador pastoral presbiteral, um representante do conselho tutelar, uma assistente social, e representantes da sociedade civil e do núcleo religioso.

Monsenhor Dalla Costa permanecerá à frente da comissão por cinco anos. Além disso, um manual de proteção contra abuso de menores e pessoas vulneráveis foi entregue a todos os representantes da comissão.

Conforme o Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Rossi Keller, ao ser recebida a denúncia nos canais de comunicação, ela é encaminhada imediatamente à comissão. Se houver algo concreto, é aberta uma investigação prévia dentro do regime canônico. Se for constatada a veracidade da denúncia, é encaminhada também aos órgãos judiciais.

O manual também será entregue em todas as paróquias, para todos os movimentos diocesanos e para o clero da diocese.

*Com informações do Jornal Folha do Noroeste