Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias será em sintonia com Pacto Educativo Global

“Família e Educação” será o tema do Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida neste ano. O evento, nos dias 23 e 24 de maio, é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), e estará em sintonia com o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco.

O tema “Família e Educação” é apresentado com o lema bíblico “…Crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52). A intenção é aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação e que “conhecer exige educar”.

O Pacto Educativo Global, proposta do Papa Francisco para renovar em toda a sociedade a paixão por educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações, apresenta a ideia de uma “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade. A família, no texto orientativo, é apontada como “espaço amoroso que dá as condições essenciais para formar a pessoa em sua globalidade” e chamada enfrentar o desafio de “recuperar a responsabilidade dos pais na formação de seus filhos”.

Em vídeo, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ressaltou que os pais são os primeiros educadores: “e precisamos nos defrontar com este tema, tanto dentro das nossas casas, nos nossos lares, como em toda a sociedade”.

 

Simpósio e Peregrinação das Famílias 2020 – convite

Confira o convite de dom Ricardo Hoepers para o Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.Neste ano de 2020, vamos refletir sobre o tema "Família e Educação".Faça sua inscrição em www.cnpf.org.br/simposio#simposioeperegrinacao#MaeAparecida#Familiaeeducacao

Posted by Pastoral Familiar_CNBB on Wednesday, February 19, 2020

O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães, explica que o Simpósio vai  lançar um olhar sobre vários aspectos da educação, considerando a transversalidade do ensino que se dá em outros ambientes, mas sublinhando que esta educação deve estar ligada à realidade familiar.

“A família é a base de toda educação, dela deriva, e tudo aquilo que acontece como fonte de conhecimento não deveria estar desligado da realidade da família. Por isso vamos construir todo o simpósio a partir dessa dinâmica para que nossas famílias preservem ou – aquelas que por ventura, por influências outras, estão perdendo esta lógica – redescubram o dever de se colocarem no lugar de educadoras para que seus filhos possam ser construtores de uma sociedade justa e fraterna”, indica padre Crispim Guimarães.

O evento

Com inscrições abertas, o evento terá palestras, testemunhos, apresentações teatrais, lançamentos de publicações, mesa redonda, procissão com terço, missa e show. Para as crianças, haverá o Simpósio Kids com animação da Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria.

 

Programação

A programação de sábado será marcada pelo Simpósio, que terá início às 7h45, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, com animação. A abertura oficial será às 8h30 com a mesa composta por membros da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, da CNPF e autoridades. Na sequência, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, fará conferência sobre o tema central do Simpósio.

No decorrer do dia serão apresentadas iniciativas da Igreja como o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, o material de acompanhamento personalizado de noivos e os encaminhamentos da Pastoral Familiar neste ano.

Mesa

Dom Ricardo Hoepers será o facilitador de uma mesa na parte da tarde que tratará sobre “Família e violência”, “Valores Morais na Família”, “Afetividade e sexualidade” e “Aspectos lúdicos da educação” e “Família e Escola”. Cada tópico será desenvolvido por um especialista, como o coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann; a doutora em Teologia Moral, Maria Inês de Castro Millen; e o padre Márcio Tadeu, que é comunicador e professor de Teologia e Bioética.

Procissão e missas

A programação ainda contará com procissão e terço, às 16h45 de sábado, a missa na basílica de Nossa Senhora Aparecida, às 18h, presidida por dom Ricardo Hoepers, e o Show da Família com artistas católicos.

No domingo, a peregrinação às 7h30, culminando com a missa às 8h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

Inscrições em cnpf.org.br/simposio



Cadastre-se e receba as Principais Notícias da Diocese no seu Email