ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES AOS 200 ANOS DA CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Pela sua revelação, «Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele». A resposta adequada a este convite é a fé. (CIC)

09/11/2023 às 10:48h

Abertura das comemorações aos 200 anos da Capela Nossa Senhora do Rosário da Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões, iniciou no dia 08 de outubro com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Rossi Keller. A celebração aconteceu no pavilhão da comunidade devido às obras de reforma que estão acontecendo na capela, que voltará a ter a fachada original, marco na história do município.

Erigida em 1824 a Capela Nossa Senhora do Rosário é a primeira capela construída pelos imigrantes em todo o noroeste do Rio Grande do Sul. Em madeira, a capela em honra a Nossa Senhora do Rosário, era ponto de oração, orientação e descanso para viajantes.  Ao redor dela os imigrantes, os moradores, despertaram, semearam o sentimento de tão grande fé, que, transpôs os anos e ainda hoje alimenta, sustenta e fortalece os fiéis. A capela está localizada na conhecida Praça Paulo Ardenghi- Bairro Vila Velha, face norte da cidade. Na missa, jovens, adultos e crianças, encenaram a chegada dos imigrantes - ao som da música Romaria- com roupas da época e apresentaram uma réplica da pequena capelinha.

Dom Antônio em sua homilia enalteceu a iniciativa da comunidade em celebrar com alegria os 200 anos da capelinha. Uma história que deve ser interpretada, contada, transmitida a todas as gerações, pois é linda. Outro detalhe salientado pelo bispo é quanto a presença de jovens, crianças, e adultos. Famílias participando, ajudando, seja nos cantos, nas encenações, na organização. “Uma igreja alegre é aquela que tem crianças, que está cheia de vida”. “A Paróquia Santo Antônio tem um futuro belíssimo”. As famílias devem continuar a alimentar em suas crianças e jovens o amor pela religião, a fé em Deus. “A Igreja da Paróquia Santo Antônio é uma árvore bonita. Que Nossa Senhora do Rosário acompanhe o Pároco dessa paroquia”, na feliz iniciativa de reforma-la, de envolver tantas pessoas, de celebrar os 200 anos.

Durante a celebração, foram lembrados os Beatos Padre Manuel e Coroinha Adílio, cuja morte completará 100 anos em 2024. A comunidade teve a graça de contar com a presença do padre Manuel, pároco de Nonoai. Cem anos depois da capela ser instalada, edificada (1824), ao cumprirem a missão de ensinar, evangelizar, ministrar os sacramentos, em 21 de maio de 1924 os servos de Deus foram mortos, martirizados. Os dois caíram em uma emboscada e levados para uma zona de floresta, foram amarrados em duas árvores e fuzilados.

No ano de 2024, a comunidade de Palmeira das Missões irá comemorar os 150 anos do município, os 200 anos da Capela Nossa Senhora do Rosário e os 100 anos do martírio dos Beatos Manuel e Adílio.

A Missa de Abertura do Ano Jubilar, contou com a presença do Provincial do Oblatos Padre Valdir Formentini, Oblatos de São Francisco de Sales e sacerdotes da região.

Fonte: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno PASCOM Fotos: Jackson Diesel