CONHEÇA O TRONO E O MANTO DE NOSSA SENHORA APARECIDA PARA A NOVENA 2023
Santuário Nacional apresentou o trono e o manto de Nossa Senhora para a Novena deste ano

02/10/2023 às 14:57h

A poucos dias do início da Novena e Festa da Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional apresentou o trono e o manto preparados especialmente para este ano.

Seguindo o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, o trono e os mantos que serão utilizados na Novena da Tarde e Novena Solene foram preparados pelas mãos de pessoas que, com suas vocações, ajudam a construir a Casa da Mãe.

Tradicionalmente, o local em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida fica todos os anos durante a Novena é pensado com muito carinho para recepcionar os devotos. 

Neste ano, o trono foi feito aqui mesmo no Santuário e conta com o carinho e a dedicação de cada um dos colaboradores que ajudaram a construí-lo.

A apresentação foi conduzida pelo Missionário Redentorista e prefeito de Igreja Pe. Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., que ressaltou que “o trono, antes de tudo, é um instrumento de evangelização”, e destacou a contribuição dos colaboradores neste trabalho.

“Além de ser um belíssimo trabalho, ainda tem a contribuição e as mãos de muita gente para que este sonho se tornasse uma realidade. Somos muito agradecidos a Deus, agradecidos à Mãe Aparecida pelos nossos valorosos colaboradores, que tanto nos ajudam na evangelização a partir deste Santuário”.

arquiteto Almir Neto, responsável pelo projeto, esteve presente na apresentação do trono para explicar um pouco do conceito de sua criação. Ele lembrou que “o primeiro trono de Nossa Senhora foi a rede de pesca”. Daí surgiu a ideia de representar a rede no trono, junto com os peixes que marcam o primeiro milagre da Padroeira do Brasil.

Ele explicou que se inspirou nos traços dos peixes do artista sacro Claudio Pastro, que foi o responsável pela arte em volta do Nicho de Nossa Senhora e também por muitas outras artes da Casa da Mãe Aparecida.

Refletindo o tema “Vocação que é graça e missão”, ele explicou que a estrela representa a presença de Maria em nossas vidas e também destacou a representação dos peixes na rede.

“A estrela é sempre um sinal, por excelência, um símbolo mariano na iconografia cristã. É para mostrar que a Virgem é sinal, é presença em nossa vida. O duplo sentido da rede de pesca sair da Cruz e voltar para a Cruz é para lembrar tanto que a Virgem nos vem por graça divina como também que nossa missão é levar para Cristo muitos 'peixes'. 'Lançai as redes' é o chamado do Senhor. O grande objetivo é que o devoto de Nossa Senhora se sinta representado em cada um dos peixinhos”.

Os mantos de Nossa Senhora

Outro símbolo importante nesse período festivo, os mantos para a Novena e Festa da Padroeira são produzidos anualmente pelas Irmãs Carmelitas do Carmelo de Santa Teresinha da cidade de Aparecida.

Os elementos são inspirados no tema da Novena e trazem referências bíblicas que formam dois desenhos bonitos, um para a Novena da Tarde e outro para a Novena Solene.

“O manto que será utilizado na Novena da Tarde traz o símbolo da concha e das pérolas, pensando na vocação de Nossa Senhora, que é esta grande concha que guarda a pérola preciosa que é Jesus.

A Novena Solene nos traz um grande coração bordado no manto de Nossa Senhora, um símbolo que foi pensado e projetado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que faz referência ao 3º Ano Vocacional na Igreja: corações ardentes, pés a caminho”.

Fonte: https://www.a12.com/santuario/noticias - Foto Thiago Leon
Fotos