A comunidade da Paróquia Santo Antônio está convivendo, desde setembro de 2023, com a presença enriquecedora dos Missionários da Capela Nossa Senhora do Rosário. Em contato com o casal Evandro Pertile e Marilene Falcão Pertile, coordenadores das missões da capela, tomamos conhecimento do trabalho realizado pelos missionários.
Segundo informações, a comunidade da capela Nossa Senhora do Rosário desejava revitalizar um projeto antigo que era o de construir a torre na frente da capela, semelhante a que era antes. Em setembro de 2023, por iniciativa do Padre Nildo, acharam por bem aproveitar o momento comemorativo aos 200 anos da capela, para envolver todas as comunidades, resgatando a história, já que a Capela do Rosário foi a primeira igreja da região, a que deu início a tudo, ponto de referência para orações, e, uma bela oportunidade para dar andamento ao projeto de reforma, pensado há dois anos atrás, unindo a espiritualidade com a reconstrução da capela.
Em reunião com o Pároco, foi formada uma comissão e, dessa, uma coordenação. Surgindo os Missionários da Rosário. Ficou definido como objetivo das missões, preparar as comunidades e sua capelas, levando a elas o conhecimento através de relatos históricos, registros passados de pais para filhos, onde era a localização da primeira capela. Sabe-se que as pessoas se reuniam para a oração do terço, já que não existiam padres nas proximidades, nem freiras. A única forma que tinham de celebrar era rezando o terço. Tarefa assumida pelos missionários, que levam às comunidades a oração do terço, ensinando como surgiu rosário. Os missionários da Rosário visitam as casas, principalmente onde residem pessoas doentes, após as visitas feitas e agendadas pelos missionários do COMIPA. A noite encerram as atividades nas capelas com celebrações que tem duração de 1h45min até 2h00min.
Os missionários são formados por dois grupos, sendo o COMIPA o primeiro grupo, coma coordenação do Padre Fernando Adams, Ricardo de Mello, Arlete Zamboni, Clarice Gabbi. e o segundo grupo formado por missionários exclusivos da capela Nossa Senhora do Rosário, composto por 38 fiéis. Na Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões, é o maior grupo de missionário de uma única capela, e está completando um ano. Iniciou as atividades em setembro de 2023 e finaliza em outubro de 2024, visitando 33 capelas, das 34 existentes. Em setembro vai acontecer visitas nas última três comunidades. Dia 06, na comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Westphalen. Dia 12, na Comunidade N.S. Aparecida no Bairro Vista Alegre e a última na Matriz, cuja data ainda não foi marcada. No dia 13 de outubro será o encerramento na Capela Nossa Senhora do Rosário.
Os missionários sentem-se gratificados pelos frutos que estão sendo colhidos. Há inúmeros relatos de transformações em famílias inteiras, pessoas que estavam desmotivadas, desanimadas sentiram a fé renascer, católicos retornaram para a igreja. A fé foi renovada. A equipe tem recebido inúmeros testemunhos de milagres e graças alcançadas por meio de Nossa Senhora. Em novembro de 2023, chovia em todo o estado. A coordenação junto com o COMIPA, após unirem-se em oração ao meio-dia, decidiu continuar o trabalho missionário na Capela Santa Catarina. Os missionários foram para a comunidade e fizeram o trabalho a pé enxuto, ninguém andou na chuva. Depois da celebração na noite, retornaram para suas casas em segurança e admirados com o acontecido. A chuva torrencial que caiu em Palmeira das Missões, o dia inteiro, não caiu na comunidade Santa Catarina, e as missões foram realizadas. Nossa Senhora acalmou o tempo, dando tempo para a missão. O trabalho não é fácil, como disse o coordenador, mas a força que vem do alto, anima a caminhada. Nossa Senhora do Rosário, ampara, cuida e ilumina cada passo.