SANTO ANTÔNIO É DO CÉU

28/05/2024 às 11:24h

Meus queridos amigos e amigas, celebramos no dia 13 de junho Santo Antônio, que nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua.

         Na disputa de Lisboa e Pádua, para saber quem era Santo Antônio, quem resolveu a controvérsia foi São João Paulo II. Quando visitou Lisboa, rezou lá na casa de Santo Antônio, na Igreja onde foi a casa de Santo Antônio, ele se levantou e disse assim: “Santo Antônio não é de Lisboa. Santo Antônio não é de Pádua. Santo Antônio é do céu.”

Então este Santo Antônio do céu, é o Santo que nós celebramos no mês de junho.

Para mim é sempre uma alegria muito grande celebrar Santo Antônio, porque tive o privilégio de visitar os dois lugares, primeiro Pádua e depois Lisboa. Tive oportunidade de ver a língua de Santo Antônio, ainda hoje intacta na Basílica de Santo Antônio em Pádua.

Da mesma forma ver na Basílica em Lisboa a cruzinha na pedra feita com o seu dedo, em frente ao sacrário, para afastar o demônio que queria tentá-lo.

Santo Antônio, para mim sempre foi o meu modelo, no zelo pelos pobres, na doação do pão daí “pãozinho” de Santo Antônio. Construímos um Projeto de padarias nas vilas pobres de nossa cidade. Este Projeto tem um nome muito ligado e inspirado em Santo Antônio: PÃO PARA TODOS”, relatado num livro de 244 páginas, que traz esse mesmo nome.

Uma das coisas que mais me chama atenção de Santo Antônio, a capacidade dele se reinventar, ou seja, a capacidade dele, mesmo Santo, passar pelas inúmeras conversões que Deus quis providenciar para ele.

Vejam só, Santo Antônio nasceu em Lisboa com o nome de Fernando de Bulhões. Ele não quis seguir a carreira militar, mas saiu e foi para o convento, onde tinha sido fundada a sua ordem, em Coimbra. Era a Ordem da Santa Cruz, uma ordem portuguesa, fundada pelo primeiro santo português, São Teotônio, que era orientador do rei. Ali havia uma congregação que seguia Santo Agostinho. Então Santo Antônio foi agostiniano.

A gente diz que Santo Antônio, na época, não era Santo, mas eu digo, sim, ele era já santo. Vejam que Santo Antônio, ainda não era franciscano, mas já era um grande Santo, porque nós sabemos com que amor estudou as Sagradas Escrituras.

Santo Antônio sabia de cor toda a Sagrada Escritura, daí ser um grande pregador do Reino de Deus.

Santo Antônio, abençoai-nos.

Fonte: Diácono Arildo Crespan - Imagem stock.adobe.com
Fotos